nublado
wind: 4 m/s E

HomeNOTÍCIASII RECITAL DE POESIAS NA EEF JOSÉ VIEIRA CÔRTE

II RECITAL DE POESIAS NA EEF JOSÉ VIEIRA CÔRTE

Em 2016, fizemos nosso primeiro Recital de Poesias, e a minha surpresa ao iniciar o ano, muitos alunos já me perguntavam se teríamos novamente o recital. Como prometido ano passado, esse ano envolvemos também os anos iniciais, e os professores regentes colaboraram para que isso fosse possível.

Ao trabalhar com o “Recital de Poesias”, pretendemos além de aproximar o texto poético dos alunos, contribuir para o desenvolvimento da expressão oral: ritmo, entonação, postura, olhar, gestos, entre outras possibilidades. Procuramos estabelecer o “Recital de Poesias” como um evento permanente no calendário escolar, por considerar importante desenvolver em nossos alunos o interesse pela apreciação poética.

Além de uma seleção cuidadosa de textos, incluindo os mais renomados autores, procuramos oferecer tempos e espaços para que a poesia pudesse ser vivida através de uma proposta lúdica e prazerosa. Esse trabalho considera possível a construção de um ambiente escolar que traga à tona o potencial poético existente em cada criança. Cada aluno teve a oportunidade de escolher a poesia que melhor lhe agradasse, dentro da proposta apresentada, em que cada turma trabalharia com um autor diferente tendo como objetivos:

• enriquecer e desenvolver a linguagem oral e a leitura;

• desenvolver a capacidade de declamar com ritmo, entonação e postura adequadas;

• estimular a imaginação e a criatividade.

Professor José Valdecir Marques dos Santos