II RECITAL DE POESIAS NA EEF JOSÉ VIEIRA CÔRTE

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

Em 2016, fizemos nosso primeiro Recital de Poesias, e a minha surpresa ao iniciar o ano, muitos alunos já me perguntavam se teríamos novamente o recital. Como prometido ano passado, esse ano envolvemos também os anos iniciais, e os professores regentes colaboraram para que isso fosse possível.

Ao trabalhar com o “Recital de Poesias”, pretendemos além de aproximar o texto poético dos alunos, contribuir para o desenvolvimento da expressão oral: ritmo, entonação, postura, olhar, gestos, entre outras possibilidades. Procuramos estabelecer o “Recital de Poesias” como um evento permanente no calendário escolar, por considerar importante desenvolver em nossos alunos o interesse pela apreciação poética.

Além de uma seleção cuidadosa de textos, incluindo os mais renomados autores, procuramos oferecer tempos e espaços para que a poesia pudesse ser vivida através de uma proposta lúdica e prazerosa. Esse trabalho considera possível a construção de um ambiente escolar que traga à tona o potencial poético existente em cada criança. Cada aluno teve a oportunidade de escolher a poesia que melhor lhe agradasse, dentro da proposta apresentada, em que cada turma trabalharia com um autor diferente tendo como objetivos:

  • enriquecer e desenvolver a linguagem oral e a leitura;

  • desenvolver a capacidade de declamar com ritmo, entonação e postura adequadas;

  • estimular a imaginação e a criatividade.

Professor José Valdecir Marques dos Santos

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][vc_empty_space][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=QrYpRA0W7Kg” align=”center”][vc_empty_space][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row]

Deixe uma resposta