nuvens dispersas
wind: 3 m/s SE

Request forbidden by administrative rules.
HomeMÉRITOPROJETO “A MATEMÁTICA DA VACA LEITEIRA” É DESTAQUE NA XX FEIRA REGIONAL DE MATEMÁTICA

O Projeto intitulado “A Matemática da Vaca Leiteira” foi destaque na XX Feira Regional de Matemática que aconteceu na sexta-feira (18). O projeto foi realizado pela professora Ariana com os alunos do ensino fundamental da EEF Edith Krieger Zabel, entretanto, a escola toda se envolveu nesse projeto que buscou estimular a curiosidade, o espírito de investigação, a criatividade e o desenvolvimento da capacidade de solucionar problemas, trabalhando de maneira concreta.

O projeto surgiu do interesse dos alunos pelos animais e pelos relatos de experiências, em que seus familiares e membros da comunidade Cristalina tiram seu sustento através do leite da vaca. Na escola, esse aprendizado passou a ser através da contação de histórias, desenhos, livros, jogos, brinquedos e brincadeiras. Ao longo do projeto, os alunos tiveram palestra com uma bióloga, foram conhecer a rotina dos produtores locais, em que vivenciaram todo o processo da ordenha mecânica e manual, a produção de nata, queijo e queijinho.

Os alunos confeccionaram jogos, livros, artesanatos, tapetes e até colocaram a mão na massa fazendo uma receita de docinhos de leite. O projeto também oportunizou promover uma campanha na escola para a arrecadação de leite, no qual foi doado a uma instituição de caridade, Lar Menino Deus, despertando em todos o sentimento de união, bondade e acima de tudo o respeito a adversidade. Agora, os alunos e a professora, participarão da próxima etapa da Feira, que acontecerá em setembro na cidade de Criciúma.