TEMPO
21 C
chuva fraca
Brusque
humidity: 100%
wind: 3 m/s W
H22 • L20
Thu
24 C
Fri
18 C
Sat
20 C
Sun
21 C
Mon
24 C
22/05/2019
HomePROJETOPROJETO “SENTIMENTOS, SENSAÇÕES E EMOÇÕES” NO CMEI VÓ ROSA DALLAGO

PROJETO “SENTIMENTOS, SENSAÇÕES E EMOÇÕES” NO CMEI VÓ ROSA DALLAGO

No mês de agosto as professoras Camila, Emanuele, Kenia e Priscila, professoras de Hora Atividade desenvolveram o Projeto “Sentimentos, sensações e emoções”, com os seguintes objetivos: Desenvolver o sentimento de segurança, aceitação, cooperação, a capacidade de compartilhar os objetos e o espaço com crianças da mesma faixa etária e outras com idades diferentes; Brincar, para expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades por meio das brincadeiras livres, dirigidas, de esconder/achar e de imitação; Fazer compreender-se cada vez mais e mais, por meio da linguagem oral; Utilizar a imaginação, a fantasia, a criatividade e as habilidades manuais nas produções artísticas e Expressar emoções e sentimentos.

Na sequência didática, executada pelas docentes, os alunos participaram de atividades como:

– Dramatização da história “Bruxa, Bruxa venha a minha festa” e “Você tem medo de quê?”: através de roda de conversa onde foram apresentadas imagens que representavam medos e anseios, em seguida confeccionaram um tapete com gravuras de objetos, animais e coisas que os assustam.

– Atividade Do “medo” para a “alegria”: as professoras chegaram na sala vestidas de Bruxa e com voz assustadora cantando a música “Bruxa Malvada”, conforme iam cantando a letra da música as Bruxas se transformavam em um palhaço colorido e alegre, neste momento fazendo cócegas nas crianças e dançando ao som de músicas animadas.

– Pintura Facial: Levaram para a sala de aula alguns modelos de pintura facial, como: palhaço, borboleta, gato, flores e outras pinturas que proporcionassem alegria as crianças, deixando que eles tivessem autonomia para escolher aquela que os deixava mais feliz.

– Cabelo Maluco: Uma caixa com perucas, acessórios e spray colorido para que as crianças escolhessem, e então utilizando o espelho pediam que as crianças observassem sua imagem e a do outro, nesse momento as crianças puderam trocar de pertences.

– “Túnel do grito”: cada vez que os alunos sentiam raiva ou algum sentimento de braveza, iam até o túnel gritar bem alto para extravasar sua raiva.

Massagem Relaxante Surpresa: As professoras proporcionaram um ambiente tranquilo com música calma, a meia luz e com almofadas. Levaram creme corporal, para fazerem massagem nas crianças e após esse primeiro contato as crianças passaram a fazer massagem entre si e no outro, incentivando o contato e o afeto.

– Atividade “E lá vem a tristeza”: Apresentaram a música do Cravo e a Rosa para que as crianças pudessem perceber e observar os sentimentos existentes na música, questionando em que momento os mesmos sentem-se tristes ou em que momentos provocam tristeza em seus colegas.

– Dados das emoções: foi levado um dado onde em cada lado do dado representava uma expressão (triste, alegre, surpresa, choro, medo e raiva), utilizando o espelho as professoras e as crianças representaram as expressões do dado.

Os alunos no decorrer deste Projeto ainda tiveram contato com contações de histórias, passeios e piquenique. Trabalhar com as emoções é preparar nossos pequenos para um mundo inconstante onde o amor e a alegria ainda são os melhores remédios.

Sem comentários
%d blogueiros gostam disto: