Tempo em Brusque:
city not found
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

HomePROJETOPROJETO “SENTIMENTOS, SENSAÇÕES E EMOÇÕES” NO CMEI VÓ ROSA DALLAGO

PROJETO “SENTIMENTOS, SENSAÇÕES E EMOÇÕES” NO CMEI VÓ ROSA DALLAGO

No mês de agosto as professoras Camila, Emanuele, Kenia e Priscila, professoras de Hora Atividade desenvolveram o Projeto “Sentimentos, sensações e emoções”, com os seguintes objetivos: Desenvolver o sentimento de segurança, aceitação, cooperação, a capacidade de compartilhar os objetos e o espaço com crianças da mesma faixa etária e outras com idades diferentes; Brincar, para expressar emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades por meio das brincadeiras livres, dirigidas, de esconder/achar e de imitação; Fazer compreender-se cada vez mais e mais, por meio da linguagem oral; Utilizar a imaginação, a fantasia, a criatividade e as habilidades manuais nas produções artísticas e Expressar emoções e sentimentos.

Na sequência didática, executada pelas docentes, os alunos participaram de atividades como:

– Dramatização da história “Bruxa, Bruxa venha a minha festa” e “Você tem medo de quê?”: através de roda de conversa onde foram apresentadas imagens que representavam medos e anseios, em seguida confeccionaram um tapete com gravuras de objetos, animais e coisas que os assustam.

– Atividade Do “medo” para a “alegria”: as professoras chegaram na sala vestidas de Bruxa e com voz assustadora cantando a música “Bruxa Malvada”, conforme iam cantando a letra da música as Bruxas se transformavam em um palhaço colorido e alegre, neste momento fazendo cócegas nas crianças e dançando ao som de músicas animadas.

– Pintura Facial: Levaram para a sala de aula alguns modelos de pintura facial, como: palhaço, borboleta, gato, flores e outras pinturas que proporcionassem alegria as crianças, deixando que eles tivessem autonomia para escolher aquela que os deixava mais feliz.

– Cabelo Maluco: Uma caixa com perucas, acessórios e spray colorido para que as crianças escolhessem, e então utilizando o espelho pediam que as crianças observassem sua imagem e a do outro, nesse momento as crianças puderam trocar de pertences.

– “Túnel do grito”: cada vez que os alunos sentiam raiva ou algum sentimento de braveza, iam até o túnel gritar bem alto para extravasar sua raiva.

Massagem Relaxante Surpresa: As professoras proporcionaram um ambiente tranquilo com música calma, a meia luz e com almofadas. Levaram creme corporal, para fazerem massagem nas crianças e após esse primeiro contato as crianças passaram a fazer massagem entre si e no outro, incentivando o contato e o afeto.

– Atividade “E lá vem a tristeza”: Apresentaram a música do Cravo e a Rosa para que as crianças pudessem perceber e observar os sentimentos existentes na música, questionando em que momento os mesmos sentem-se tristes ou em que momentos provocam tristeza em seus colegas.

– Dados das emoções: foi levado um dado onde em cada lado do dado representava uma expressão (triste, alegre, surpresa, choro, medo e raiva), utilizando o espelho as professoras e as crianças representaram as expressões do dado.

Os alunos no decorrer deste Projeto ainda tiveram contato com contações de histórias, passeios e piquenique. Trabalhar com as emoções é preparar nossos pequenos para um mundo inconstante onde o amor e a alegria ainda são os melhores remédios.

Sem comentários

Deixe um comentário