céu pouco nublado
wind: 2 m/s SW

HomeINCLUSÃO E DIVERSIDADEATIVIDADES RECREATIVAS MARCAM SEMANA DA INCLUSÃO

ATIVIDADES RECREATIVAS MARCAM SEMANA DA INCLUSÃO

De cadeiras de rodas os estudantes vivenciaram na prática o dia a dia de uma pessoa com deficiência física. Essa foi uma das atividades propostas na manhã desta quinta-feira (21), durante a programação da Semana da Inclusão. A iniciativa promovida pela Secretaria de Educação em parceria com o Sesc, reuniu todas as crianças do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino, alunos da Apae e da escola Charlotte.

O secretário de Educação, José Zancanaro, destaca que desde segunda-feira (18), os educandários estão desenvolvendo diversos exercícios. “Nosso objetivo é integrar as pessoas com deficiência na sociedade, chamando a atenção principalmente nessa semana que é celebrada a inclusão. Hoje os estudantes puderam participar de atividades recreativas adaptadas e amanhã encerraremos com apresentações culturais no Parque das Esculturas”.

A diretora de Educação Inclusiva e Diversidade da Secretaria de Educação de Brusque, Valquíria de Amorim, reafirma a busca contínua da Educação de Brusque em valorizar e construir o respeito às diferenças e cita Francisco Gonçalves: “Todo e qualquer empreendimento que visa a Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte integrante e indissolúvel do ser humano.”

O evento contou com rodas de conversas, oficina de dança circular e painel de inclusão. Os estudantes puderam ainda praticar esportes adaptados para pessoas com deficiência e desenvolver trabalhos em equipe.

O gerente da unidade do Sesc em Brusque, Edemar Aléssio, frisa que o projeto auxilia as crianças a pensarem diferente. “Precisamos cada vez mais incentivar essas ações que promovem o respeito. Os estudantes passaram por experiências em cadeiras de rodas e praticaram o basquete adaptado. Eles vivenciaram o dia a dia e as dificuldades das pessoas com deficiência”.

Para representar as pessoas com deficiência estiveram presentes na solenidade a coordenadora da Apae de Brusque, Rosecler Ceratti, a representante da Escola Charlotte, Bernadete Rocha, a psicóloga do Lar Menino Deus, Catia Thomaz e o representante da Associação dos Deficientes Visuais de Brusque, Sidnei Pavesi.

“A inclusão é uma realidade, mas diariamente precisamos exercitar e incentivar a sociedade a pensar diferente. Ser colaborativos. Precisamos da ajuda do outro e queremos ser aceitos por nossas qualidades e nosso desempenho”, finaliza Pavesi.

Mais de 170 pessoas com deficiência estudam na Rede Municipal de Ensino. Para trabalhar a inclusão, o Poder Público dispõe de mais de 200 educadores sociais que acompanham nas salas de aula o desenvolvimento educacional.

Fonte: Olga Luisa dos Santos/Secom