Tempo em Brusque:
city not found
HomeDESTAQUECEI NOÊMIA FIALHO II E SUA MOSTRA INTERDISCIPLINAR DE TRABALHOS

CEI NOÊMIA FIALHO II E SUA MOSTRA INTERDISCIPLINAR DE TRABALHOS

A Mostra Interdisciplinar desenvolvida com os alunos do Centro de Educação infantil Noêmia Fialho II, apropriou-se do Tema Gerador: “Socializando Práticas e Saberes na Educação Infantil”, com o objetivo de estimular a criança nas suas várias instâncias da aprendizagem, por meio do lúdico, materiais concretos, interação e exploração das atividades vivenciadas. Todos os jogos e brincadeiras trabalhados, trazem assuntos para a nossa reflexão quanto à importância da ludicidade na aprendizagem da Educação Infantil, demonstrando que há sentido no que trabalhamos quando nos reportamos às palavras de Amos Comenius (1592-1670), que diz: “Os brinquedos servem para distrair as crianças e para as fazer progredir na compreensão das coisas”.

A exposição apresentou materiais recicláveis construídos pelas crianças, sob a mediação de todos os professores regentes, professores auxiliares e monitores do Berçário I A, Berçários II A, B e C, Infantis I A e B, sob temas variados, como: “No Sítio do Seu Lobato Tem…”, “Brincando com as Cores”, “Aprendizagem Multicor”, “Dumbo, O Amigo da Turma”, “Aprendendo e Brincando com a Matemática”, “Descobrindo os Números com a Galinha Carijó”, “Conhecendo a Natureza”, “Viajando na Fantasia da Literatura Infantil” e “Vivenciando a Ludicidade na Educação Infantil”.

Os alunos tiveram a oportunidade individual e coletiva de explorar de forma interativa através da visitação e intercâmbio com as escolas do Noêmia Fialho I, Círculo Bom Samaritano e toda a comunidade escolar, estimulando as diferentes percepções de saberes, considerando as suas linguagens. “A criança ama tocar os objetos para depois poder reconhecê-los.” (Montessori), e a função da escola é incentivar para que essas ações aconteçam de forma significativa, respeitando a cada um. Nesse redirecionamento, traçamos a meta do autor Levin (2012), que diz: “Como não existe apenas uma forma de aprender, é obrigação dos educadores oferecer várias opções para a criança adquirir conhecimento”. Vamos continuar propiciando situações de aprendizagem significativa para todas as nossas crianças.

Sem comentários

Deixe um comentário