Brusque
28 C
nuvens dispersas
Brusque
humidity: 61%
wind: 6 m/s NNE
H29 • L27
Tue
31 C
Wed
20 C
Thu
28 C
Fri
28 C
Sat
26 C

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
HomeMUSICALIZAÇÃOMUSICALIZAÇÃO NO CEI TIA DENISE: CANTADOS AO SOM DE UMA BANDA.

MUSICALIZAÇÃO NO CEI TIA DENISE: CANTADOS AO SOM DE UMA BANDA.

A experiência foi realizada no dia 21 de setembro de 2017, com o corpo discente e docente do período matutino do CEI Tia Denise. A fim de proporcionar um momento de interação e enriquecimento musical aos alunos, o professor de Educação Física da Unidade Escolar, organizou uma apresentação de brinquedos cantados com o “RECREARE”, grupo de trabalho no qual é integrante. O momento fez parte do conteúdo de Musicalização.
O objetivo era oportunizar aos educandos situações corporais diversas envolvendo os brinquedos cantados trabalhados durante as aulas de Educação Física e a metodologia da aula foi a Pedagogia Psicomotora. A atividade teve duração de 1 hora e 15 minutos, o professor iniciou Informando aos participantes que os brinquedos cantados que seriam apresentados eram os mesmos que foram trabalhados nas aulas de Educação Física ao longo do ano. Depois que apresentou o repertório previsto, o professor passou a questionar as crianças a cada música, “Qual brinquedo cantado vocês conhecem e que ainda não foi apresentado? Qual poderíamos brincar agora?”. Após a apresentação foi solicitado aos músicos Alan Amorim (baterista/percussionista) e Thyago Vandresen (guitarrista) apresentarem (solos) seus instrumentos musicais, uma aula básica de música para eles, um momento de interação de professores e alunos com os músicos e seus instrumentos musicais.
Durante a atividade evidenciou-se a alegria e a motivação dos participantes, inclusive dos alunos que tiveram pouco interesse no conteúdo durante as aulas anteriores, talvez entusiasmados com o som dos instrumentos. Evidenciou-se também a capacidade mnêmica dos educandos durante as atividades, que cantaram e dançaram cada música com entusiasmo.
A intervenção pedagógica com brinquedos cantados na Educação Infantil, sobretudo ao som de instrumentos musicais, demonstrou-se eficiente. No entanto, cabe ao professor, priorizar a corporeidade e a ludicidade; as potencialidades e individualidades de cada aluno, acima de tudo acreditar em suas aulas e ter consciência: o que fazer, para quem fazer e por que fazer.

 

Sem comentários

Deixe um comentário