Tempo em Brusque:
city not found
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

HomeMEIO AMBIENTEPROJETO “ANIMALIZANDO” NO CEI PADRE THEODORO BECKER

PROJETO “ANIMALIZANDO” NO CEI PADRE THEODORO BECKER

As turmas de infantil I e II B do Centro de Educação Infantil Padre Theodoro Becker, junto dos professores, realizaram um projeto, onde utilizaram o tema os animais nas mais diversas linguagens pertinentes a estas faixas etárias. Procuraram assim, realizar atividades significativas e desafiadoras para a construção do conhecimento por parte das crianças.

Na linguagem verbal visual, trabalhamos o conceito de oralidade, ampliando o repertório de cantigas, melhora do vocabulário, bem como a articulação e pronuncia das palavras. As atividades desenvolvidas foram: rodas de canto, relatos, jogos, gravação de um DVD com as cantigas trabalhadas.

Na linguagem matemática, construímos jogos com imagens dos animais, com objetivo de trabalhar formas, cores, tamanhos, conceitos de igual e diferente, linhas para desenvolver o raciocínio lógico das crianças, bem como a construção de um gráfico sobre uma pesquisa realizada com as famílias sobre quais animais as crianças já haviam tido contato.

A linguagem plástico visual foi muito explorada pelas crianças, trabalhamos conceitos importantes como cor, forma, textura, tudo isso durante a construção dos animais em tamanho grande, bem como os animais em tamanho pequeno, esses utilizamos até elementos da natureza em sua construção.

Nas linguagens visual e motora, as crianças realizaram passeio para observar animais na comunidade, assistiram a documentários, pesquisas na internet, para sanar dúvidas que foram surgindo, dramatização de histórias com o professor Alécio. Exploração dos movimentos e sons dos animais.

Além de todas as atividades envolvendo as linguagens, outro eixo norteador foi trabalhado neste projeto: A interação. Trabalhamos a interação entre crianças de idades diferentes e escola com as famílias. As famílias vieram até o CEI no período noturno, confeccionar fantoches de animais para que seus filhos pudessem utilizá-los durante as rodas de canto e demais atividades, foi um momento muito rico de troca de experiência, sob comando da artesã Ariane.

Como fechamento realizamos a gravação de um DVD em parceria com a UNIFEBE, onde as crianças cantaram as cantigas, jogaram os jogos construídos, exploraram os fantoches e os animais construídos, foi sem dúvida um momento que ficará marcado na memória de todos.

Professores responsáveis:
Irene Cristina Welter Jaming Valim;
Marília Aparecida Bueno;
Maria Júlia dos Santos Domingos.

Professores colaboradores:
Ana Flávia Paes do Nascimento;
Simone Venera;
Rodrigo Natalino Schaadt;
Gabriela Mayer;
Sandra Regina Lemes;
Tania Cristina Brandão.

Sem comentários

Deixe um comentário