The document has moved here.

HomeCONSCIENTIZAÇÃO“UM OLHAR PARA O MUNDO”

“UM OLHAR PARA O MUNDO”

Este é o título do projeto dos alunos dos 4º anos da professora Flávia Duarte e da professora Charlene Soares da Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília.
O projeto nasceu da necessidade de se trabalhar as questões de Bullying e o respeito as crianças que fazem o uso de tampão para corrigir dificuldades visuais. Ao pesquisar na internet e em outros meios, a professora Charlene não encontrou literaturas sobre este assunto.
Conhecendo as habilidades de escritora da professora Flávia, a pediu que escrevesse a história e assim nasceu o livro “Zoi – a menina Luz”. O livro foi construído com o apoio dos alunos dos 4º anos, que fizeram as ilustrações dando vida a história.
Como todo educando, as crianças se mostraram curiosas e sedentas em saber mais sobre o assunto, a professora Flávia logo percebeu esta vontade de seus alunos em ampliar seus conhecimentos e juntos criaram cartazes, questionários de pesquisa com pessoas usuárias de óculos ou tampão, pesquisaram na internet e livros.
E então dia 18/10 (quarta-feira) realizaram um evento todo voltado para o tema “A VISÃO”. Foi convidado para participar das discussões o Dr. Fábio, Médico da Unidade Básica de Saúde, que nos trouxe uma palestra sobre “os cuidados com a visão”, a Enfermeira Consuelo com toda sua equipe de Agentes Comunitários, que realizaram testes de Acuidade Visual nos alunos, a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que apoiou a causa desde o início e também participaram dos testes, a presença também da Jayne Lançoni, que deu seu depoimento que quando criança fez o usou do tampão e foi hostilizada na escola. Também a ilustre presença do músico e tecladista Willian que mesmo sendo cego, superou todos os seus limites e hoje é um artista consagrado. O funcionário público e suplente de vereador Sydnei Pavesi que também é cego, trouxe seu cão guia para mostrar aos alunos como este animal treinado pode auxiliar diariamente sua vida, lhe proporcionando uma qualidade de vida melhor.
Cada projeto deixa marcas nas crianças e em nós educadores, com certeza este nos ensinou muito. Parabéns e excelente trabalho.