Tempo em Brusque:
city not found
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

HomeCONSCIENTIZAÇÃO“UM OLHAR PARA O MUNDO”

“UM OLHAR PARA O MUNDO”

Este é o título do projeto dos alunos dos 4º anos da professora Flávia Duarte e da professora Charlene Soares da Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília.
O projeto nasceu da necessidade de se trabalhar as questões de Bullying e o respeito as crianças que fazem o uso de tampão para corrigir dificuldades visuais. Ao pesquisar na internet e em outros meios, a professora Charlene não encontrou literaturas sobre este assunto.
Conhecendo as habilidades de escritora da professora Flávia, a pediu que escrevesse a história e assim nasceu o livro “Zoi – a menina Luz”. O livro foi construído com o apoio dos alunos dos 4º anos, que fizeram as ilustrações dando vida a história.
Como todo educando, as crianças se mostraram curiosas e sedentas em saber mais sobre o assunto, a professora Flávia logo percebeu esta vontade de seus alunos em ampliar seus conhecimentos e juntos criaram cartazes, questionários de pesquisa com pessoas usuárias de óculos ou tampão, pesquisaram na internet e livros.
E então dia 18/10 (quarta-feira) realizaram um evento todo voltado para o tema “A VISÃO”. Foi convidado para participar das discussões o Dr. Fábio, Médico da Unidade Básica de Saúde, que nos trouxe uma palestra sobre “os cuidados com a visão”, a Enfermeira Consuelo com toda sua equipe de Agentes Comunitários, que realizaram testes de Acuidade Visual nos alunos, a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) que apoiou a causa desde o início e também participaram dos testes, a presença também da Jayne Lançoni, que deu seu depoimento que quando criança fez o usou do tampão e foi hostilizada na escola. Também a ilustre presença do músico e tecladista Willian que mesmo sendo cego, superou todos os seus limites e hoje é um artista consagrado. O funcionário público e suplente de vereador Sydnei Pavesi que também é cego, trouxe seu cão guia para mostrar aos alunos como este animal treinado pode auxiliar diariamente sua vida, lhe proporcionando uma qualidade de vida melhor.
Cada projeto deixa marcas nas crianças e em nós educadores, com certeza este nos ensinou muito. Parabéns e excelente trabalho.

Sem comentários

Deixe um comentário