nuvens dispersas
wind: 3 m/s WNW

HomePALESTRAREUNIÃO PEDAGÓGICA INTERATIVA NO CEI NOÊMIA FIALHO II

REUNIÃO PEDAGÓGICA INTERATIVA NO CEI NOÊMIA FIALHO II

Bueno já afirmava que falar da prática em escola não é somente contar da rotina ou oferecer algumas ilustrações, é falar sobre o currículo ou proposta da escola. Nesse sentido, as reuniões pedagógicas são excelentes instrumentos de discussão sobre os diferentes discursos “falados” pela escola.

Do dia 05 à 09 de fevereiro e 14 de fevereiro de 2018 a Equipe Pedagógica do Centro de Educação Infantil Noêmia Fialho II, procurou integrar teoria e prática visando ampliar os conhecimentos adquiridos e aprimorar a vivência na sala de aula. Mediante observação, acompanhamento e sugestão do próprio grupo escolar, foram viabilizadas, dinâmicas que proporcionaram trocas de experiências, esclarecimentos e informações alusivas à rotina escolar da unidade. Para tal, profissionais da área, foram convidados a partilhar seu conhecimento específico, no intuito de aprimorar a prática pedagógica em sala de aula. À priori, sanando muitos questionamentos dos profissionais da educação do nosso CEI, convidamos a Nutricionista Dayane Prates, da Secretaria Municipal de Educação, que abordou temas condizentes à prática escolar e aos anseios dos profissionais. A mesma apresentou o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) usado na Rede Municipal, relatou sobre os processos e encaminhamentos da Merenda Escolar, orientou de forma geral a condução do Cardápio Escolar, ressaltou a importância de uma Alimentação Salutar e a Formação de Hábitos Alimentares Saudáveis, com seu devido estímulo às crianças, compartilhou tópicos específicos sobre a alimentação dos Berçários e uso das mamadeiras.

Nada melhor do que uma Odontopediatra para socializar os conhecimentos sobre os “Cuidados Bucais” com crianças de 6 meses à 2 anos. A Dra. Rosana Gama dinamizou o tema de forma audiovisual, discorrendo de forma precisa sobre as fases e desenvolvimento da criança contracenando com o período de formação bucal, explicitou sobre a “Higiene Bucal” em tenra idade, narrou sobre o “Aleitamento Materno” com orientações e cuidados, discutiu sobre o uso da chupeta, falou sobre escovação e autonomia, o “Teste da Linguinha” e o trabalho do CEO – Centro de Especialidades Odontológicas.

Além da troca desses ricos conhecimentos, planejamos em conjunto a prévia reunião com os pais, visando socializar a rotina e tópicos educativos essênciais à fase de “Adaptação Escolar”, pois conforme Frances Jones, “a recepção dos responsáveis pelos alunos deve ser bem planejada para marcar o início de uma parceria duradoura”. Logo, preparar a recepção, apresentar a equipe, socializar a rotina pedagógica e enriquecer e ampliar o vínculo família escola, foram algumas das pautas arroladas durante a reunião com professores.

Outros tópicos foram revisados e flexibilizados como o nosso Calendário Pedagógico e reintegração de turmas. Na ocasião, foi oportunizado aos educadores, avaliar e sugerir tópicos para futuras Reuniões Pedagógicas.