chuva fraca
wind: 0 m/s SSW
HomeMEIO AMBIENTEPROJETO RIO VIVO DE PORTAS ABERTAS ATENDE REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BRUSQUE

PROJETO RIO VIVO DE PORTAS ABERTAS ATENDE REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BRUSQUE

Mais de 790 estudantes das turmas do 6º ano da Rede Municipal de Ensino de Brusque participarão das atividades desenvolvidas por meio do projeto Rio Vivo de Portas Abertas. De acordo com o coordenador da Educação Ambiental do município, Cláudio Santanna, essa é a quarta edição da atividade, que aplica diversos temas ambientais na prática escolar. O tema é debatido na disciplina de Ciências ao longo do ano e permite, além disso, abordar questões de responsabilidade social e de sustentabilidade.

A iniciativa promovida entre a Secretaria de Educação, PMUTE e a empresa Rio Vivo, visa oportunizar aos alunos conhecer as fases do tratamento de efluentes, desde a entrada na estação até a devolução do material para o rio. As visitas ocorrerão nas sextas-feiras nos períodos matutino e vespertino, a partir do dia 13 de abril até o dia 27 de julho de 2018.

Caixa e Água
A parceria para o próximo evento promete trazer novas formas de aprendizagem. Por meio do projeto Caixa e Água, os estudantes terão um contato pedagógico com os conteúdos relacionados a água.

A ideia desenvolvida previamente pela FURB, tem como conceito principal construir uma caixa de areia interativa de modo a simular uma parcela do relevo de uma cidade, na qual se destacam diferentes características naturais e sociais que compõe a paisagem, com destaque para os recursos hídricos.

O material educacional é composto por um software de realidade virtual e aumentada com características de um game, no qual é possível a realização da elaboração de atividades.

De acordo com a empresa Rio Vivo, o principal propósito é compreender os impactos das decisões tomadas pelos estudantes e interligar a gestão da água com a gestão da terra em diferentes setores. Serão utilizados como referência os conteúdos elencados nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Meio Ambiente que buscam trabalhar com os alunos procedimentos, atitudes e formação de valores a partir de interações interdisciplinares com temas transversais, neste caso a água.

Para Santanna, esse novo projeto será de suma importância para Brusque e região. “Essa iniciativa agregará as outras propostas já desenvolvidas com os estudantes. No caso do projeto Caixa e Água as medidas permitem conscientizar as crianças sobre como reduzir o risco de cheias e prevenção dos seus efeitos”.

O encerramento oficial do projeto ocorrerá na sede da empresa Rio Vivo, cujo a data ainda não foi definida.

No comments