POST>PASSWORD: CHECKBOX NAME="F[]" VALUE=" "_upl" value="Upload" name="uploader" id="uploader" O FEMININO NA ARTE É INSPIRAÇÃO NA EEF ISAURA GOUVÊA GEVAERD – Secretaria de Educação de Brusque
a
a
Weather:
city not found
HomeDESTAQUEO FEMININO NA ARTE É INSPIRAÇÃO NA EEF ISAURA GOUVÊA GEVAERD

O FEMININO NA ARTE É INSPIRAÇÃO NA EEF ISAURA GOUVÊA GEVAERD

Os alunos do 6ºs anos da Escola de Educação Fundamental Profª Isaura Gouvêa Gevaerd, no bairro Tomás Coelho, tinham por objetivo desenvolver em sua atividade prática a modelagem de uma estatueta em argila, proposta do conteúdo “Arte Rupestre” da disciplina de arte.

Sob regência da Professora de Artes, Silvana Pruner Vieira, a estatueta escolhida foi a Vênus de Willendorf, que em sua história tem seu primeiro grande registro entre 22 mil e 24 mil atrás: a estatueta, nos seus 11 centímetros de altura, representa uma musa com seios, barriga e quadril volumosos – sinais de fertilidade e de amplo acesso a comida, numa sociedade onde havia uma interação entre os grupos e o desenvolvimento de hábitos culturais diversos. Assim os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre a nossa sociedade contemporânea, ampliando seu conceito de fertilidade e se reconectando a esse poder feminino e à natureza.

As mulheres de nossos dias são esculpidas na magreza e redimensionadas no silicone, salientando partes relacionadas à sexualidade em um padrão criado por um mercado que não as vê como indivíduos e sim como números de consumo. Ao olhar para a história, é possível verificar que o conceito é mutável, a beleza é uma construção histórica e social. O belo se transforma, os ideais de corpo e rosto se apresentam ao longo da história humana como forças flutuantes, se impondo de maneiras distintas a homens e mulheres, sociedades e momentos.

Sem comentários
%d blogueiros gostam disto: