VOLUNTARIADO FORTALECE LAÇOS COM A COMUNIDADE NA EEF POÇO FUNDO

A Escola de Ensino Fundamental Poço Fundo se orgulha e apoia a dedicação e comprometimento dos parceiros voluntários que todas as semanas estão enriquecendo e dando vida ao desenvolvimento e aprimoramento do conhecimento por meio do esporte, música, dança e valores para nossas crianças e adolescentes. Temos muito orgulho de tê-los como facilitadores nesse processo educativo.

O PROJETO FANFARRA surgiu em 2015 na escola Poço Fundo com o regente Maicon Torresani por meio de contrato com a Secretaria de Educação. O projeto fanfarra é desenvolvido duas vezes por semana, segundas e quartas-feiras. Hoje nossa fanfarra é composta por 17 integrantes com idades de 9 a 16 anos. E já é contratada para eventos fora da escola.

O GRUPO MÃOS DO BEM caracteriza-se por encontros semanais que buscam a valorização de meninas adolescentes de nosso município, proporcionando um espaço de reflexão, buscando o autoconhecimento, suas potencialidades e habilidades. Além de workshops desenvolvendo virtudes e valores. Também participam de oficinas de arte aplicadas. O projeto é desenvolvido pela voluntária Cátia Brem. Desenvolve três projetos na escola e seu público-alvo são meninas adolescentes de 11 a 15 anos de idade. A maioria das meninas enfrentam enormes obstáculos e podem superá-los por meio desta oportunidade. Meninas bem instruídas têm o potencial de se tornar capacitadas e contribuir positivamente para suas famílias e comunidade.

DANÇA COM MENINAS DO 3º AO 5º ANOS acontece uma vez por semana, às segundas-feiras, e visa o desenvolvimento da criança como um todo. As meninas trabalham desde a postura até a respiração. Além da dança em si, a oficina tem como objetivo o crescimento pessoal da criança, demonstrando a importância da criação de movimentos e da utilização da expressão corporal, além de frisar a sincronia e a atenção ao colega, pois cada movimento é indispensável para que a dança saia em harmonia. Além disso, nas aulas são realizadas dinâmicas, alongamentos e feitos ensaios de coreografias já existentes ou criadas pelas alunas. O projeto é desenvolvido pela voluntária Gabriela Soares Carminati.

VOLEIBOL COM MENINOS DO 3º AO 5º ANOS acontece uma vez por semana, às quartas-feiras. A prática de esportes é de suma importância para o amadurecimento da criança, e em especial no voleibol, por ser um esporte coletivo, a criança aprende a aceitar as diferenças e a importância da relação interpessoal, aprendendo a lidar com seus pontos fortes e fracos, o que a amadurece para a vida fora das quadras. Além disso, o esporte desenvolve a coordenação, a responsabilidade, a disciplina e o senso de compromisso. Os meninos, a cada aula, possuem um “capitão”, que tem o dever de direcionar o aquecimento e o alongamento em dupla, que são compostos de exercícios feitos no início de cada treino, tanto com bola quanto sem, tendo como objetivo incentivar a relação de companheirismo entre eles. Em cada treino também são trabalhadas as regras do voleibol, seus fundamentos e o posicionamento em quadra, sendo colocados em prática durante o jogo. O projeto também é desenvolvido pela voluntária Gabriela Soares Carminati.

Deixe uma resposta