TEMPO
21 C
nuvens quebradas
Brusque
humidity: 68%
wind: 5 m/s NNE
H22 • L19
Sat
21 C
Sun
20 C
Mon
23 C
Tue
25 C
Wed
25 C
19/07/2019
HomePASSEIOCEI HILDA ANNA ECCEL I PROMOVE PASSEIOS SEMANAIS PARA OS BEBÊS

CEI HILDA ANNA ECCEL I PROMOVE PASSEIOS SEMANAIS PARA OS BEBÊS

É na primeira infância que a maioria das nossas conexões neurais são formadas: nunca, como nessa etapa da vida, desenvolveremos tanto os nossos sentidos – mas isso, depende de estímulos constantes. Pensando nos benefícios que o contato com a natureza oferece para os bebês as professoras do Centro de Educação Infantil Hilda Anna Eccel I incluíram na rotina de suas crianças um passeio semanal de 15 a 20 minutos na quadra e aos arredores do bairro onde o CEI está localizado. Este passeio é feito em um carrinho diferenciado, onde as professoras conseguem colocar até 10 crianças sentadas confortavelmente e com toda segurança.

BENEFÍCIOS DE PASSEIOS COM BEBES E SEU CONTATO COM A NATUREZA

Favorece o desenvolvimento da linguagem.

A brisa leve do vento, os raios solares, os cheiros próprios de cada planta ou bichinho e seus barulhos são capazes proporcionar aos pequenos um nível gigantesco de informações sensoriais, que serão retidas na memória e processadas durante a linguagem. Por isso, pesquisadores comprovaram que quanto mais cedo é o contato com o meio ambiente, mais brevemente as crianças desenvolvem a linguagem e a fala, segundo estudo divulgado no ano de 2014, pelo Jornal Europeu de Ciências Sociais, Educação e Pesquisa.

Melhora o desenvolvimento físico dos bebês.

As crianças desenvolvem grande parte das habilidades motoras mais básicas até os cinco anos de idade, mais precisamente durante os primeiros meses de vida. Por isso, passar grande parte do tempo ao ar livre fortalece as musculaturas, ossos e o corpinho do bebê de uma forma geral, facilitando, assim, o desenvolvimento motor infantil.

Aguça a curiosidade e promove uma base sólida para a aprendizagem.

Segundo a Escala Norte-Americana de Avaliação do Ambiente Infantil e da Criança, praticar atividades ao ar livre possui um papel fundamental no desenvolvimento de valores fundamentais para a aprendizagem, como a criatividade. Estar presente em uma diversidade maior de ambientes proporciona também uma criação maior de sinapses, fundamentais para todas as atividades cerebrais.

Neste documento, lançado pela primeira vez na década de 1990, os estudiosos destacaram: “acreditamos que as crianças nascem cientistas naturais que são curiosos e prontos para aprender. Mesmo na infância, os pequenos já possuem a capacidade de comparar e contrastar os objetos enquanto exploram seu mundo.”

Ajuda o bebê a dormir melhor.

O Sol tem um papel fundamental para regularizar o reloginho biológico dos bebês, ajudando, assim, os pequenos a estabelecerem padrões saudáveis de sono. Essa foi a conclusão de um estudo realizado no ano de 2004 e publicado no Jornal Norte-Americano do Sono: pequenos com idades inferiores a 13 semanas que passaram duas vezes mais tempo em contato com os raios solares tiveram mais sucesso em regularizar o sono e dormir bem à noite, do que aqueles que não foram expostos. Parece uma boa solução para o fim das noites em claro, não?

Fortalece o sistema imunológico.

É comprovado cientificamente também que, quanto mais cedo acontecer o primeiro contato do bebê com a natureza, mais fortificado será o seu sistema imunológico, visto que o meio ambiente possui uma capacidade de estimular a produção de anticorpos, principal arma contra a ação de bactérias e outros microrganismos. E isso se refletirá por toda a vida dos pequenos.

Fortalece o vínculo entre Bebes e professoras e ajuda na socialização.

Todo momento dedicado ao bebê fortalece o vínculo entre ele e a professora. E os benefícios são ainda maiores: uma pesquisa divulgada pelo periódico científico norte-americano Extremo Fisiologia & Medicina apontou que programas ao ar livre são capazes de “melhorar a autoestima e impedir o surgimento de sentimentos como tensão, raiva e depressão.”

Sem comentários
%d blogueiros gostam disto: