Brusque
26 C
nuvens quebradas
Brusque
humidity: 83%
wind: 3 m/s SE
H27 • L25
Fri
23 C
Sat
23 C
Sun
23 C
Mon
19 C
Tue
32 C

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.

403 Forbidden

Request forbidden by administrative rules.
HomeCONSCIENTIZAÇÃOPALESTRA DE COMPOSTAGEM NA EEF EDITH GAMA RAMOS COM A FUNDEMA

PALESTRA DE COMPOSTAGEM NA EEF EDITH GAMA RAMOS COM A FUNDEMA

No dia 13 junho (quarta-feira) na Escola de Educação Fundamental Edith Gama Ramos, recebemos a visita da Bióloga Deise Schafer que trabalha no setor de Educação Ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FUNDEMA), que proferiu uma palestra sobre compostagem, para os alunos do segundo e quarto ano. Um dos objetivos do projeto “Nossa Escola, Nosso Lar” de nossa escola é a construção de uma “COMPOSTEIRA” para produção de adubo orgânico a partir de resíduos de frutas, verduras, legumes, entre outros que será utilizado nos projetos: horta, orquidário, sementeiras, chazeiros e jardinagem.

Na oportunidade a Bióloga explicou a importância da separação do nosso lixo e como dar um destino correto a ele, evitando assim, a construção de novos aterros sanitários. Explicou para as crianças como fazer com o lixo e onde devemos colocá-los, tais como: vidro, papel, plástico e outros.

Enfatizou que a maior parte do lixo orgânico vai para o aterro sanitário, todavia, falou que a população não está realizando a separação dos lixos com deveria ser feita, Falando sobre a construção da composteira, explicou que não são todos os tipos de lixos que ela comporta e mostrou o que poderia ou não ser colocado para transformar em adubo, sendo que, não podemos colocar nenhum tipo de alimento temperado e especificamente a carne porque ela demora para se decompor, entre outros alimentos.

Foi ensinado aos alunos como construir uma composteira e a ordem das camadas, começando primeiro com uma cama de terra, a segunda com uma camada restos orgânicos picados seguindo a próxima camada a serragem e por último a camada de folhas e restos de grama. Também foi explicado a importância e a necessidade de um animal de que é a minhoca. Ela consome os restos orgânicos e as fezes se transformam no adubo ou húmus. Lembrou ainda que a composteira deverá ser mexida no mínimo uma vez na semana para melhor decomposição do lixo orgânico e que após sessenta dias. Após esse prazo retira-se a terra devendo ser peneirada que será utilizada nas plantações, sementeiras etc. Caso não haja a utilização de imediato o húmus deverá ser guardado em recipientes fechados.

A palestra da Bióloga foi de extrema importância para os alunos, conscientizando como podemos utilizar restos orgânicos e ainda dar um destino correto aos lixos recicláveis, tendo em vista que cada vez mais o nosso planeta pede socorro devido a poluição e a falta de conscientização da população.

Sem comentários

Deixe um comentário