TEMPO
18 C
céu pouco nublado
Brusque
humidity: 82%
wind: 4 m/s NE
H21 • L16
Sat
21 C
Sun
20 C
Mon
23 C
Tue
25 C
Wed
25 C
19/07/2019
HomeVIVÊNCIATRABALHANDO OS SENTIMENTOS NA EEF NOVA BRASÍLIA

TRABALHANDO OS SENTIMENTOS NA EEF NOVA BRASÍLIA

A turma do Infantil II junto com as professoras Sidnéia Carla França, Daniela Grignani Costódio da Escola de Educação Fundamental Nova Brasília realizaram atividades sobre a linguagem: Cuidados, sentimentos e afetos em geral, possibilitando a sua manifestação, favorecendo uma tomada de consciência de si mesmo, de suas intolerâncias, alegrias, tristezas, desejos etc. Buscando identificá-los, bem como ter a possibilidade de aprender a lidar com eles, percebendo a importância e construindo a ideia de que outras pessoas também possuem sentimentos.
Na Educação Infantil, torna-se muitas vezes difícil nomear os sentimentos, traduzindo-os em palavras. Pensando nisso desenvolvemos algumas atividades: Assistimos ao filme Divertida Mente na sala informatizada e depois propomos um debate com as crianças sobre a inteligência emocional, explorando as emoções, buscando identificá-las no cotidiano da criança e mostrando o quanto cada uma é importante. Caixa surpresa com a apresentação dos sentimentos (em balão com cor e expressão de acordo com o filme), relato da criança sobre o que sente em roda de conversa e escolha de um sentimento que o representará para levar para casa, justificando-o.
Após essas atividades cada criança realizará o registro no portfólio de cada sentimento: o que lhe causa alegria, tristeza, raiva, medo e nojo, sentimentos representados no filme com personagens cativantes que mostra de um jeito lúdico como as emoções convivem na cabeça de uma menina de 11 anos, a personagem Riley desde seu nascimento, com os objetivos de favorecer a autoestima; refletir sobre seus sentimentos, externando-os; representar sentimentos de forma a melhor compreendê-los; Falar sobre suas preferências, auxílio na construção da representação de si; Trabalhar em grupo, solidária e respeitosamente, considerado-se que nem sempre a linguagem consegue expressar o que sentimos, a expressão do rosto e do corpo, algumas vezes pode falar muito mais do que a palavra.
Perceber que todas as emoções são importantes, até as que parecem ser apenas negativas. Refletir sobre as cinco emoções: Alegria, Tristeza, Raiva, Medo e Nojo; Reconhecer gradativamente o papel das emoções em nossas vidas, a influência delas no registro das nossas memórias e em nossas decisões.

Sem comentários
%d blogueiros gostam disto: