The document has moved here.

HomeINCLUSÃO E DIVERSIDADESEMANA DA INCLUSÃO NA ESCOLA PROFª ISAURA GOUVÊA GEVAERD

SEMANA DA INCLUSÃO NA ESCOLA PROFª ISAURA GOUVÊA GEVAERD

Não podemos pensar ou praticar a inclusão somente em um dia, uma semana ou um mês. A inclusão deve estar inserida no nosso dia a dia quando nos sensibilizamos e nos colocamos sempre no lugar do outro, quando nos respeitamos e procuramos entender o limite de cada um, quando ouvimos, ajudamos e nos deixamos incluir.
Na semana de 20 a 25 de agosto professores e alunos desenvolveram atividades visando desenvolver essa reflexão para a inclusão. Do gordo ao magro, do alto ao baixo, do cabelo cacheado ao cabelo liso… Aceitar e trabalhar com nossas semelhanças e diferenças, respeitando cada um, cada uma, como são!
Trabalhos foram desenvolvidos através da música, da língua dos sinais (Libras), da dança, dos tapetes sensoriais (atividades de sala de aula), das visitas em que recebemos Sidnei Pavesil com seu cão guia, o Braile, e da visita de dona Valdete Ristow, que teve uma perna amputada devido uma doença.
Dona Valdete nos contou sua história passando emoção, superação, vontade de viver! Sensibilizou a todos mostrando alegria, valorização e agradecimento pela vida. Não deixa que suas limitações a desanimem e enfrenta a situação como aprendizado dia após dia. Nos deixou enorme ensinamento através da força de vontade!
Sidnei Pavesi trouxe Braile, seu cão guia! Deixou com que as crianças se aproximassem e acariciassem o seu cachorro guia. Mostrou suas dificuldades em relação a locomoção e o quanto Braile chegou para melhorar sua rotina no dia a dia.
Para finalizar a semana, a Educadora Social Fátima dançou com a aluna Emili, do 3º ano, que é cadeirante. Vestida de bailarina, Emili estava muito feliz. E mesmo não falando percebíamos em seus olhos a alegria de estar com as crianças, de participar e de se perceber toda arrumada.
Alunos de sexto ao nono ano apresentaram músicas em libras, aprendendo e passando a linguagem de sinais aos amigos de uma forma bastante sensível e encantadora. O trabalho foi orientado pela Professora Jacqueline, de Língua Portuguesa e Liliane, Educadora Social e Intérprete.
Alunos do Pré também apresentaram música em libras para o público infantil, se fazendo entender ou se colocar no lugar do amigo surdo.
Foi uma semana cheia de atividades diferenciadas, buscando promover essa reflexão sobre o tema. A participação das crianças, professores, educadores sociais, foi bastante grande. Foi bem satisfatória e incrivelmente emocionante!