HomeLITERATURASEMANA DO FOLCLORE NA EEF OSCAR MALUCHE

SEMANA DO FOLCLORE NA EEF OSCAR MALUCHE

A semana do folclore foi lembrada e trabalhada com muita alegria pelos alunos do 2º ano B da Professora Carina Heil Albrecht da Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche, no Steffen. A professora abriu a semana falando sobre a vida e as obras de Monteiro Lobato, como também, assistiram uma das seções do “Sítio do Pica Pau Amarelo”. A partir desses conhecimentos desafiou os alunos a realizarem uma peça teatral da obra de Monteiro Lobato.
Foi escolhido o conto “A pílula falante”, fácil e adequada a idade. Escolheram qual os alunos que fariam os personagens: Narrador, Dona Benta, Tia Anastácia, Narizinho, Emília, Pedrinho, Dr. Caramujo, Sirigueijo, Sapo. Foram realizadas duas peças teatrais, já que o número de alunos é superior ao de personagens. Os alunos tiveram dois dias para ensaiar a peça, na quarta feira, cada aluno se caracterizou com a fantasia, montaram todo o cenário na sala, organizaram as cadeiras e pronto!
Com as dicas e orientações da professora, os alunos deram vida aos personagens, divertiram-se, inventaram novas falas e sentiram-se muito honrados com tantas parabenizações. A obra foi apresentada para os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Max Rodolf Steffen e para alunos do 1º ao 5º ano da Escola Oscar Maluche.
As turmas elogiaram o teatro e querem ver outras peças até o final do ano. Os alunos do infantil 3 e do Pré ficaram ainda mais encantados. Segundo a professora, o teatro além de levantar a autoestima, é ideal para ajudar as crianças a desenvolverem a expressão verbal e corporal, como também de exercitar a capacidade de memória e agilidade mental.