nuvens dispersas
wind: 6 m/s NNE

HomeNOTÍCIASABERTAS ÀS INSCRIÇÕES PARA CURSOS A DISTÂNCIA DE AVA-MOODLE

ABERTAS ÀS INSCRIÇÕES PARA CURSOS A DISTÂNCIA DE AVA-MOODLE

A Secretaria Municipal de Educação de Brusque, SEME, por meio da Coordenação da Inclusão Digital nas Escolas, está abrindo inscrições para os cursos a distância sobre o “Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem Moodle” (AVEA Moodle) para novos Professores e Veteranos. Neste ano, são oferecidos 3 cursos a distância sobre o Moodle:

1° curso: MOODLE BÁSICO PARA PROFESSOR AUTOR – 40h

2º curso: PROVA ON-LINE VIA MOODLE – 40h (pré-requisito ter concluído o curso Básico).

3º curso: TUTORIA ON-LINE E DESIGN DE INTERAÇÃO – 60h (pré-requisito ter concluído o curso Básico).

Como funcionam os cursos a distância oferecidos pela SEME?

O funcionamento dos cursos a distância oferecidos aos professores pela Coordenação da Inclusão Digital nas Escolas é baseada em três pilares: oferta permanente (contínua); flexibilidade no período de realização e nos desenvolvimentos das atividades avaliativas; e atendimento individualizado.

I – A oferta permanente de capacitação consiste em que as inscrições para participar de qualquer capacitação on-line pode ser feitas a qualquer tempo, dentro do ano letivo institucional, basta o professor enviar um e-mail solicitando.

II – A flexibilidade na execução das atividades e no período de realização das mesmas estão condicionadas às possibilidades do professor. Ele determinará o seu ritmo de estudo e de aprendizagem, conforme o volume de conteúdo programado para a capacitação e a gestão do seu tempo profissional e pessoal. Ou seja, o que interessa para a instituição é que o professor realize as atividades necessárias para ser avaliado dentro dos critérios preestabelecidos pelos formadores.

III – A individualidade (personalizado) está vinculada à opção que o professor terá de estudar com plena e total autonomia. É ele quem determinará se a tutoria on-line (assíncrona ou síncrona) deverá intervir no seu processo de aprendizagem. Ele terá apenas um único compromisso com a tutoria: apresentar todas as atividades avaliativas solicitadas pelo curso e terá direito à certificação digital.

Como se inscrever para os cursos a distância?

O professor da Rede Municipal de Ensino de Brusque deverá manifestar seu interesse em participar dos cursos a distância enviando um e-mail para o Prof. Rogério Santos Pedroso (rogerio@educacao.brusque.sc.gov.br). Nesse e-mail deverá constar também as seguintes informações:

– Nome completo:
– CPF:
– nome de UMA Escola onde leciona:
– nome de UMA disciplina que leciona nesta escola:
– nome de UMA turma na qual leciona a disciplina:

Local onde será desenvolvida os cursos a distância?

Os cursos a distância serão desenvolvidos totalmente a distância via AVEA Moodle da SEME. Cada professor terá acesso a duas salas virtuais diferentes:

• Na primeira sala virtual serão desenvolvidos os conteúdos midiáticos para o professor conhecer os recursos oferecidos pelo AVEA Moodle. Nesta sala o professor acessa como ALUNO VIRTUAL;
  • A segunda sala virtual será criada especialmente para o professor praticar os recursos aprendidos na primeira sala. Nesta sala, o professor acessa como ADMINISTRADOR.

Como será feita a avaliação para certificação?

O professor-tutor visitará periodicamente a segunda sala virtual para ver se o professor participante está conseguindo usar os recursos ensinados na primeira sala virtual. Assim que o professor participante realizar todas as atividades avaliativas programadas para o curso, ele terá direito ao seu certificado digital. A SEME, por meio da Escola de Administração Pública de Brusque (ESAP) emitirá o Certificado Digital de Participação.

Como ter mais informações sobre as capacitações?

O professor que necessitar de mais esclarecimento sobre as inscrições abertas para os cursos a distância sobre Moodle poderá entrar em contato com o professor Rogério Santos Pedroso

CONTATO:

E-mails: rogerio@educacao.brusque.sc.gov.br