Brusque
20 C
chuvisco e chuva fraca
Brusque
humidity: 94%
wind: 3 m/s SSW
H21 • L20
Thu
21 C
Fri
23 C
Sat
24 C
Sun
28 C
Mon
28 C
HomeBNCCUDESC/BC CAPACITA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE BRUSQUE

UDESC/BC CAPACITA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE BRUSQUE

Professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em parceria com a Secretaria de Educação de Brusque, ministraram curso de Física Experimental para capacitar professores da rede pública sobre as novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro foi na semana passada. As aulas ocorreram por meio do projeto de extensão “Curso de Física Experimental ministrado para professores da rede pública de Brusque”, do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi).

O curso foi realizado nas dependências da Prefeitura de Brusque, na Escola Superior de Administração Pública (Esap), com o tema “Transposição metodológica conceitual à nova base nacional comum curricular”. Segundo o professor Fabio Ullmann Furtado de Lima, da Udesc Balneário Camboriú, “o curso foi proveitoso para ambas as partes: a Udesc, no firmamento da parceria entre a universidade e a comunidade externa, e os professores da rede pública, que poderão aprimorar suas aulas baseados no curso que lhes foi ministrado”.

A secretária de Educação de Brusque, Eliani Busnardo Buemo, diz que, “com o incondicional apoio da Udesc, essa formação apresentou o repertório conceitual e prático para a equipe pedagógica da secretaria, visando transacionar o viés do desenvolvimento de puras habilidades para o amadurecimento de atitudes que conduzem ao desenvolvimento de competências”.

SOBRE A INICIATIVA

O projeto de extensão busca estabelecer parcerias entre a universidade e as escolas públicas de Brusque. Dele, participam os professores Oséias Alves Pessoa e Fabio Ullmann Furtado de Lima, da Udesc Balneário Camboriú, e a professora Eliani Busnardo Buemo, secretária de Educação de Brusque. As aulas abrangeram temas de termologia e termodinâmica propostos pela nova reforma curricular do ensino fundamental e médio (projeto BNCC) e trouxeram experimentos sobre máquinas térmicas.

Nas aulas, os docentes ensinaram como diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações cotidianas; como avaliar o papel do equilíbrio termodinâmico para a manutenção da vida na Terra e para o funcionamento de máquinas térmicas; e como avaliar avanços, questões econômicas e problemas socioambientais causados pela produção e pelo uso de diferentes tipos de combustível e máquinas térmicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc

No comments
%d blogueiros gostam disto: