HomeESCOLAS DE CAMPOPRIMEIRA COLHEITA DE PEPINOS

PRIMEIRA COLHEITA DE PEPINOS

Todos demonstraram alegria em todos os processos desde a plantação até a degustação. E nós da Escola de Ensino Fundamental Professora Adelina Zierke estamos engajados neste projeto, acreditamos que toda ação praticada pelo aluno leva-o à reflexão e a reflexão leva à ação, pois teoria e prática não se separam e, portanto, a metodologia das escolas do campo proporciona esse equilíbrio no processo de ensino e aprendizagem.

Dentro desta metodologia, quando optamos por plantar sementes, precisamos garantir que o substrato escolhido seja o mais fofo possível. Por isso, preparamos uma mistura de terra que contem diversos nutrientes provenientes da compostagem (desenvolvida em nossa escola), humos de minhocas (coletadas de nosso próprio minhocário) e esterco de aves e animais. Neste projeto escolhemos o pepino como exemplo, já que o pepino é comum na mesa dos brasileiros e combina muito com os dias de verão pois é refrescante, tem sabor suave e uma textura crocante!

Vários são os benefícios que o pepino nos fornece: tem ação anti-inflamatória, apresenta atividade antioxidante, é um diurético natural, ajuda a prevenir e a combater o câncer, é útil contra algumas doenças neurológicas, é bom para o coração, é ótimo para os diabéticos, deixa os ossos mais fortes, ajuda a emagrecer, entre outros. Com todas estas qualidades, nosso projeto aproveita também para que os dados coletados das escolas, dos professores e alunos sirvam de análise para propor ajustes e melhorias na educação do campo.