Tempo em Brusque:
city not found
HomeLITERATURACONHECENDO MAURÍCIO DE SOUSA

CONHECENDO MAURÍCIO DE SOUSA

Sabe-se que as histórias em quadrinhos são bastante conhecidas pelas crianças e podem ser utilizadas como importantes recursos didáticos a serem trabalhados em sala de aula, as turmas do Infantil III-C e Infantil I-C das Professoras Bianca, Carlini e Adriana, do Centro de Educação Infantil Tia Trude, conheceram neste trimestre um pouco mais sobre o autor Mauricio de Souza. Nesse sentido, estudamos os personagens da Turma da Mônica, com o objetivo de despertar a curiosidade das crianças e incentivar o gosto pela literatura infantil, além de favorecer a ampliação dos conhecimentos referentes aos personagens

Assim sendo, utilizamos características que identificaram a Mônica, o Cebolinha, a Magali, o Cascão e o Chico Bento, para trabalhar temas transversais, como: ética, meio ambiente, saúde, pluralidade cultural, além de valores importantes em nossa sociedade: amizade, respeito, solidariedade. Com isso, as atividades realizadas foram diferenciadas, abrangendo a exploração de: alimentos, plantas, animais e produtos de higiene. Realizamos também a construção de totens gigantes dos personagens, com pintura de tinta guache e colagem de diferentes materiais, além de que, tivemos um dia divertido com a visita da Mônica em nossa sala. Neste período, vivenciamos muitos jogos e brincadeiras envolvendo os personagens da Turma, como: caça ao tesouro, dominó, quebra-cabeça, jogo da memória, etc.

Sabendo que como as turmas são de idades diferentes, as atividades foram planejadas de acordo com a faixa etária das crianças, sempre priorizando o uso de atividades lúdicas e significativas, visando o desenvolvimento integral das crianças, em seus diversos aspectos: cognitivo, motor, afetivo, social. Como um dos personagens, o Cebolinha, apresenta dificuldades na fala, os pais das crianças do CEI Tia Trude foram convidados a participar de uma palestra com a fonoaudiologia Samara Deichmann, no qual abordou-se o tema: “DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL”. Foram momentos de muito aprendizado e diversão!

Sem comentários

Deixe um comentário