Tempo em Brusque:
city not found
301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.

HomeLITERATURALITERATURA INTERATIVA, MUITO PRAZER!

LITERATURA INTERATIVA, MUITO PRAZER!

Os professores de Hora Atividade do Centro de Educação Infantil Tia Trude, buscam no decorrer do mês desenvolver habilidades artísticas, estimular a coordenação motora e principalmente estimular o gosto pela literatura através do projeto Literatura Interativa, Muito Prazer! Já garantindo os direitos de aprendizagem e inserindo a literatura nos campos de experiências. Todo trabalho desenvolvido no mês é baseado em duas literaturas infantis: “O Grande Rabanete” da autora Tatiana Belink e o “Sanduíche da Maricota” do autor Avelino Guedes.

Na história “O grande rabanete” os professores utilizaram como técnica de contação de história o “varal literário” nas salas de aula, buscando uma entonação de voz diferenciada conforme características dos personagens. Nesse momento percebeu-se como as crianças buscavam imitar os personagens da história, explorando suas potencialidades sonoras. Como atividades pedagógicas propostas as crianças, foi levado um rabanete para as crianças conhecerem, pois em conversas com elas, a grande maioria não sabia o que era um rabanete, e muito menos um dia degustou. Para estimular a experimentação do rabanete, as crianças participaram do plantio de mudas de rabanete, acompanharam o crescimento da planta e após 35 dias fizeram a colheita. A degustação foi feita no momento do almoço, no qual o mesmo foi ralado junto com a alface colhido também na horta. A história, foi dramatizada através do Musical “O grande rabanete” do grupo Tic-Tac Tati. Os professores caracterizados encenaram durante a música, e as crianças cantaram animadamente, riram e se divertiram muito.

Outra história explorada foi o “Sanduíche da Maricota” do autor Avelino Guedes, de primeiro momento a história foi contada às crianças em sala de aula, utilizando como recurso o livro. Após foram desenvolvidas atividades que estimularam a coordenação motora das crianças, como a Cama de Gato e o Jogo do sanduíche.

Para a dramatização da história, os professores de Hora Atividade receberam as crianças desde as 07 horas, já caracterizados, convidando a todos para se preparem para uma deliciosa história, interagindo com as crianças e os pais. A dramatização aconteceu em dois momentos no período matutino e em único momento no período vespertino. Após a dramatização as crianças foram convidadas para saborearem o delicioso lanche da Maricota. O espaço da escola foi todo organizado para que todas as crianças pudessem participar desse piquenique, escolhendo os ingredientes do seu lanche, como: milho, alface, tomate. Foi um momento muito gostoso, divertido, as crianças adoraram!

Sem comentários

Deixe um comentário