Tempo em Brusque:
city not found
HomeCONSCIENTIZAÇÃOCULTURA AFRO NA ESCOLA

CULTURA AFRO NA ESCOLA

Durante o mês de junho, os alunos das séries finais da Escola de Educação Fundamental Profª Isaura Gouvea Gevaerd foram envolvidos em um projeto muito especial sobre diversidades étnicas e valorização dos cabelos naturais, principalmente dos cabelos afros. O projeto tornou-se interdisciplinar e aconteceu em algumas etapas com atividades variadas, tais como: sessão de filmes sobre o tema, debates, sessão de fotos, confecção de cartazes e pinturas de auto retrato.

No dia 10 de junho (segunda-feira), durante a homenagem cívica, sob responsabilidade das turmas de 8anos, as quais têm por conselheiras as Professoras Jaqueline Santa Brígida, de Língua Portuguesa, e Alexandra Valle, de Matemática, aconteceu uma roda de conversa sobre aceitação e valorização dos cabelos afros. Convidamos para essa conversa, duas mulheres que atuam em áreas distintas, mas que possuem experiências de vida parecidas no que tange ao tema da conversa. As convidadas fora a Educadora Marlina Oliveira e a Cabeleireira Mariza Rodrigues.

Os alunos fizeram inúmeras perguntas para as nossas convidadas que responderam a todos de forma bem clara. Durante a conversa, a convidada Marlina ia trocando de turbantes em uma performance maravilhosa a qual deixou os alunos encantados a ponto de ela praticamente ter de fazer uma mini oficina sobre amarrações de lenços. As práticas escolares de combate ao racismo ainda não estão no patamar desejado, mas pequenas ações precisam acontecer diariamente no contexto escolar a fim de minimizarmos tensões, conflitos e criar autoestima em muitos de nossos alunos.

Conheça mais sobre este projeto em nosso Blog, na página de Projetos: https://escolaisauragouveagevaerd.wordpress.com/projetos/projeto-cultura-afro-na-escola-diversidades/

Texto:
Profª Jacqueline Santa Brígida (Língua Portuguesa)
Desenhos:
Ana Clara e Hemili Sampaio (Alunas do 9º ano)

Marcadores
Sem comentários

Deixe um comentário