Tempo em Brusque:
city not found
HomeINTERAÇÃOMOVIMENTO MAKER NO INFANTIL III

MOVIMENTO MAKER NO INFANTIL III

O Movimento Maker é uma extensão da cultura Faça-Você-Mesmo ou, em inglês, “Do-It-Yourself” (ou simplesmente DIY). Esta cultura moderna tem em sua base a ideia de que pessoas comuns podem construir, consertar, modificar e fabricar os mais diversos tipos de objetos e projetos com suas próprias mãos.

Baseada no Movimento “Maker” na sala de aula a Professora Simone Junks construiu com o auxílio do seu esposo Cassiano e de suas Monitoras Sandra e Jac Nina do Centro de Educação Infantil Emília Floriani de Oliveira, duas casinhas para possibilitar a ampliação do espaço e do repertório de brincadeiras em sala de aula.

A priori o objetivo era possibilitar uma organização dos espaços em sala de aula para que não houvesse tanta dispersão e individualidade no momento de brincar. Alguns dias após a utilização do espaço a professora percebeu uma auto-organização por parte das crianças, que criaram momentos de contação de histórias, brincadeiras mais coletivas e a divisão do espaço por grupos de interesse.

Como o próprio nome diz “faça você mesmo” demostra as infinitas possibilidades que podem ser construídas em sala de aula, mesmo com poucos recursos, é só usar a criatividade e a iniciativa que todo educador já traz consigo quando decidi ser professor.

Sem comentários

Deixe um comentário