As escolas brasileiras têm o dever de ensinar o cidadão a respeitar a pátria desde a mais tenra idade, começando até mesmo na educação infantil. Pensando nisso, a Professora Marinilza Santana, trabalhou o tema “Independência” com todas as crianças da escola, sendo que na educação infantil o tema foi abordado nas aulas de projeto, e nos anos iniciais e nas aulas de Cidadania e Ética, com o objetivo de resgatar os valores cívicos da nossa sociedade, conscientizando sobre a importância do patriotismo em nossa nação.
A Escola de Educação Fundamental Edith Gama Ramos sempre teve por iniciativa cantar o Hino Nacional, como também o de Brusque, semanalmente, como contribuição do resgate ao civismo. Durante toda a semana foram propostas atividades de representação artística, produção textual, roda de conversa e vídeos sobre a história da independência do Brasil. No final da semana, para fechar a sequência, as crianças participaram da homenagem cívica fazendo apresentação de poemas produzidos por eles e também uma apresentação musical, com a música “Tempo de ser feliz”.
O desenvolvimento desse trabalho contribuiu para os educandos aprenderem a valorizar a escola como participante da grandeza da Pátria, desenvolver a socialização da criança, incentivar o trabalho em grupo, aprimorar a linguagem oral e ampliar o vocabulário.