Tempo em Brusque:
city not found
HomeCONSCIENTIZAÇÃOALUNOS DA EEF NOVA BRASÍLIA EM PASSEIO DE ESTUDOS

ALUNOS DA EEF NOVA BRASÍLIA EM PASSEIO DE ESTUDOS

Localizada no centro da cidade de Brusque a RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) Chácara Edith, é uma floresta preservada no coração da cidade, com uma área de 415,79 m² e um grande privilégio que os brusquenses podem usufruir.

Não é todo dia que podemos estudar em meio a uma floresta! Mas foi o que aconteceu com os alunos dos 4 º anos da Escola de Ensino Fundamental Nova Brasília. No dia 11 de setembro (quarta-feira), essas turmas tiveram uma aula de educação ambiental diferente. Em meio a floresta, os alunos puderam compreender que precisamos buscar uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, analisando criticamente o que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. É preciso considerar que a natureza não é fonte inesgotável de recursos, suas reservas são finitas e devem ser utilizadas de maneira racional e evitando o desperdício.

A Professora Flavia Maria Hammers Duarte acredita que comportamentos ambientalmente corretos devem ser aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. Por considerar a importância da temática, a escola deverá oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e sua consequência para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente.

Ao programar um projeto de educação para o ambiente, estamos facilitando aos alunos e à população uma compreensão fundamental dos problemas existentes, da presença humana no ambiente, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos de um país e de um planeta. Desenvolveremos assim, as competências e valores que conduzirão a repensar e avaliar de outra maneira as suas atitudes diárias e as suas consequências no meio ambiente em que compartilhamos.

Sem comentários

Deixe um comentário