chuvisco e chuva fraca
wind: 3 m/s SSW
HomeINTERAÇÃOTINTA E PARCERIA NO CMEI RIO BRANCO

TINTA E PARCERIA NO CMEI RIO BRANCO

Interações sociais são de extrema importância para o desenvolvimento infantil, no ambiente escolar essa interação pode vir de criança para criança ou de criança para educador. Quando há uma troca de linguagens, informações e ações entre os mais e menos experientes, o processo de construção de aprendizagem se torna mais significativo.

Visando essa interação e sabendo que ambas as turmas estavam explorando os elementos naturais e algumas técnicas de pintura, as Professoras Bianca e Daiana das turmas do Berçário II A e Infantil II B, juntamente a suas Monitoras Carmen Inês e Vanessa do Centro Municipal de Educação Infantil Rio Branco, proporcionaram aos seus alunos uma experiência rica, com trocas e muito aprendizado.

“Por diversas vezes nos encontramos no parque. No começo os menores choravam, estranhavam a presença das crianças maiores. Aos poucos este sentimento foi superado e o brincar descontraído se fez presente”

Professoras

Com isto as crianças foram reunidas na sala do Infantil II – B e apresentaram a elas a “Tinta de café”, ao ser feita diante de todos, com água morna, borra de café e cola, as professoras lançaram o desafio de em duplas ou em trios, crianças pequenas e grandes, criarem formas e desenhos, garatujas e traçados.

O momento foi apreciado por todos, os maiores logo se disponibilizaram em colorir com os pequenos. Juntos dividiram a folha e a tinta. Além da criatividade e do entusiasmo, as professoras perceberam que as crianças foram gentis entre si, respeitaram o espaço do outro e a sua criação.

No comments