HomeVIVÊNCIADIAS COLORIDOS… VIVÊNCIAS DO BERÇÁRIO II-C

DIAS COLORIDOS… VIVÊNCIAS DO BERÇÁRIO II-C

“Quando se trabalha com a primeira infância, arte não é algo que ocorra isoladamente. Ela engloba: controle corporal, coordenação, equilíbrio, motricidade, sentir, ver, ouvir, pensar, falar e ter segurança. E ter confiança para que a criança possa se movimentar e experimentar. E que ela retorne ao adulto, tenha contato e crie junto. O importante é ter um adulto por perto, coparticipando e não controlando.” Holm (2007)

No Centro Municipal de Educação Infantil Rio Branco, foi com as cores primárias que o Bercário II-C se aventuraram em experiências artísticas, após rodas de conversas, e apreciação de obras de artes. Nas suas produções utilizaram tinta comestível de gelatina, além de ótima textura, um cheirinho agradável. Com o giz de cera viram algumas transformações, desde ralar, passar ferro, queimar com a chama da vela, secar com o calor do secador de cabelos e também riscando e rabiscando na lixa para timbrar na camiseta, a qual será usada na apresentação no final do ano! Nessas vivências, perceberam claramente o quão importante é promover momentos artísticos para os pequenos, pois, o envolvimento, as caras e bocas de admiração são deliciosas de ver. A participação e a curiosidade de cada um, com real interesse em produzir foram incríveis, essas experiências se deram de forma muito tranquila e harmoniosa. Cada um que finalizava sua produção era aplaudido pelos demais. Contudo, foi oportunizado para as crianças bem pequenas, momentos coloridos, onde conheceram e nomearam as cores, observaram transformações por eles produzidas, o contato e a apreciação de renomadas obras de artes, bem como o respeito e a valorização da produção de cada um.