Brusque
25 C
céu limpo
Brusque
humidity: 88%
wind: 4 m/s NNE
H25 • L24
Sun
31 C
Mon
27 C
Tue
25 C
Wed
24 C
Thu
21 C
HomeEDUCAÇÃO INFANTILMisturando as cores eu faço arte com a EEF Profª Adelina Zierke

Misturando as cores eu faço arte com a EEF Profª Adelina Zierke

Notícia do Dia

A educação infantil é parte integrante da educação básica. Portanto trabalhar a contextualização cultural através da arte, abordando situações cotidianas do aluno, e ligando a projetos desenvolvidos pela EEF Professora Adelina Zierke, faz com que o ensino aprendizagem seja significativo, e o aluno protagonista de seu crescimento e desenvolvimento.

Acreditando nessa possibilidade a professora Daiana Cristina Iaczzak desenvolveu o projeto abordando a vida e obra de Tarsila do Amaral. No referido projeto a professora fez com que os alunos tivessem contato com as obras da pintora, bem como sua vivência, seus sonhos e imaginação.

Pautada nos direitos de aprendizagem da BNCC a professora proporcionou aos alunos os direitos de aprendizagem, o conviver, brincar, participar, explorar e conhecer-se. Onde, explorando a vida da pintora, os alunos conheceram sua vida e obras. Após essa leitura os alunos tiveram a oportunidade expressar sua imaginação através da elaboração de sua própria obra de arte. As obras tiveram relação com personagens favorito da ficção e também criatividade, como o caso da “Caverna do urso” da aluna Manuella.

Juntamente com a expressão de suas imagens, a professora trabalhou, contando com a colaboração das famílias, na semana que os alunos tiveram aula remota, a releitura e a aplicação das obras de arte de Tarsila. Nesse sentido, trabalhos como a “Vendedora de frutas” e a “Floresta” dos alunos Elizabeth e Luís, mostraram que a interação escola/família se torna indispensável no processo ensino/aprendizagem dos alunos.

Muitos aspectos foram trabalhados buscando sempre o lado lúdico. Os alunos construíram brincando, expressaram suas ideias e imaginação, trabalharam a coordenação motora, o recorte, a colagem, compararam a relação das obras da pintora com a realidade. A diferença entre o dia e a noite,

trabalhando o espaço e o tempo. Tendo a oportunidade de apresentar aos colegas e comparar suas obras com os projetos desenvolvidos na escola, como o jardim, as abelhas, a horta, o meio ambiente, a família, a alimentação, entre outros.

A autonomia e a construção de identidade e conhecimento inicia-se desde tenra idade, cabe a
escola e ao professor propiciar tais experiências aos alunos. Nos projetos de escola do campo desenvolvidos na Escola Professora Adelina Zierke, esse olhar é indispensável.

 

 

Quem foi Tarsila do Amaral?

Tarsila de Aguiar do Amaral (Capivari, 1 de setembro de 1886 — São Paulo, 17 de janeiro de 1973), é considerada uma das principais artistas modernistas da América Latina, descrita como “a pintora brasileira que melhor atingiu as aspirações brasileiras de expressão nacionalista em um estilo moderno.” Ela foi membro do grupo Grupo dos Cinco que era um grupo de cinco artistas brasileiros considerados a maior influência do movimento de arte moderna no Brasil. Os demais integrantes do Grupo dos Cinco são Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. Tarsila também foi fundamental na formação do movimento Antropofagia (1928-1929); foi ela quem inspirou o famoso Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade. Foi uma pintora, desenhista e tradutora brasileira e uma das figuras centrais da pintura e da primeira fase do movimento modernista no Brasil, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Fonte: Wikipédia

No comments
%d blogueiros gostam disto: