Brusque
17 C
nublado
Brusque
humidity: 99%
wind: 1 m/s WSW
H18 • L17
Thu
25 C
Fri
19 C
Sat
19 C
Sun
23 C
Mon
26 C
HomeEDUCAÇÃO INFANTILÁgua fonte de vida com EEF Professora Adelina Zierke

Água fonte de vida com EEF Professora Adelina Zierke

Notícia do Dia

No dia 22 de março comemoramos o dia da água, porque não comemorar tão importante data com os alunos da EEF Adelina Zierke de uma forma divertida, explorando e brincando? Foi desta forma que a Professora Daiana e a Monitora Ana pensaram as atividades da semana da água, manipulando, experimentando, arrumando, explorando, visitando, fazendo ciência e claro, brincando.

Em um primeiro momento os alunos sentiram a água em seu estado líquido, escolheram objetos para que fossem colocados dentro de um recipiente com água para ser congelado, conversaram sobre o estado gasoso e líquido. Ao serem perguntamos o que aconteceria com essa água se colocarmos no freezer? Eles responderam que se tornaria gelo, experimento feito, foi a vez de senti-lo, alguns experimentaram, outros fizeram montes de cubos de gelo, outros extraíram os objetos colocados dentro do pote com água. Por fim o gelo foi colocado ao sol para que voltasse ao seu estado líquido.

Houve também contação de história “Chico bento e a pescaria”. Coleta de água da chuva, de rio, da lagoa e da torneira, com a comparação da coloração, de resíduos e se as mesmas eram potáveis.

Claro não podia faltar uma receita onde os alunos pudessem ajudar na elaboração, identificando a diferença entre um soluto, no caso o pó da gelatina e um solvente a água, a alteração de coloração, de sabor e de cheiro. A variação da temperatura para que o pó da gelatina tivesse sua dissolução completa. E que o estado da gelatina fica entre o líquido e o sólido por ser um coloide.

Sendo assim os alunos foram, de uma forma lúdica, estimulados à ciência na pré escola.

Para fechar a semana os alunos foram levados até o micro sistema de captação de água, sobre responsabilidade do Samae, situado na comunidade. Essa visita ocorre todos os anos desde 2000 quando foi inaugurado. Lá uma equipe acolheu a turma apresentou o sistema e explicou todo processo de captação e purificação da água para que a mesma se torne própria para consumo. Projetos como esse, trabalhado de forma transversal, estimula os alunos ao despertar para o conhecimento e para a necessidade do cuidado com a poluição do meio ambiente e o cuidada com o desperdício da água.

Conforme a Portaria Conjunta SES/SED Nº 983 DE 15/12/2020, bebês e crianças com 2 anos ou menos não devem utilizar máscaras devido ao risco de asfixia e para crianças de 3 a 5 anos de idade, a utilização de máscaras é recomendada sob supervisão.

No comments
%d blogueiros gostam disto: