Brusque
17 C
nuvens quebradas
Brusque
humidity: 95%
wind: 0 m/s SSE
H20 • L16
Sun
25 C
Mon
28 C
Tue
30 C
Wed
20 C
Thu
17 C
HomeENSINO FUNDAMENTALO Mundo imaginário que encanta com o EEF Paquetá

O Mundo imaginário que encanta com o EEF Paquetá

Notícia do Dia

A literatura infantil proporciona às crianças diferentes experiências com a linguagem e com os sentidos, ou seja, possibilita o seu desenvolvimento linguístico e cognitivo. Permitindo assim, que elas possam ter acesso à leitura e a escrita de maneira divertida, pois quanto mais as crianças lerem, melhores desenvolvimentos na escrita obterão. Lendo constantemente, a criança escreverá melhor, pois há uma internalização das estruturas da língua. Por isso, é importante aproximar as crianças dos livros literários.

A semana literária iniciou-se na escola Paquetá com o resgate de grandes escritores da Literatura Infantil Brasileira, sua biografia, obras e como se deu o processo de escrita na vida de cada um deles. Sem deixar de comentar o eterno escritor Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo. O Contar histórias marcou muito a semana e provocou a curiosidade dos alunos para também escrever e contar suas histórias. O envolvimento dos alunos dos anos iniciais e finais nas “contações” foi muito importante para envolvê-los ainda mais nesse processo de curiosidade pela leitura.

Os fantoches tanto de vara quanto fantoches de mão também foram utilizados para estimular mais o imaginário infantil. As diversas formas de contar histórias possibilitam levar à criança de forma divertida ao mundo da leitura, pois através de seu mundo mágico e lúdico faz com que a atenção das crianças se volte a ela. Querendo muitas vezes conhecer o mundo da história que foi apresentado através dos personagens. “Quem lê, viaja!” E essa viagem foi mais intensa quando Emília saiu do Sítio e veio interagir com as crianças. Os olhos se encantaram e o mundo imaginário fez parte daquele momento.

Ao ouvir histórias a criança não é envolvida apenas no aspecto emocional, mas também cognitivamente, pois seu pensamento é estimulado a buscar significação para o que ela está ouvindo e elabora internamente esse universo significado, de acordo com Barbosa (1999).

No comments
%d blogueiros gostam disto: