Brusque
17 C
nuvens quebradas
Brusque
humidity: 95%
wind: 0 m/s SSE
H21 • L16
Sun
25 C
Mon
28 C
Tue
30 C
Wed
20 C
Thu
17 C
HomeEDUCAÇÃO INFANTILCiclo de Vida das Borboletas com CMEI Rio Branco

Ciclo de Vida das Borboletas com CMEI Rio Branco

Notícia do Dia

Foram as duas histórias que mais utilizamos em sala para envolver nossas crianças lá nos dias de acolhimento. Através delas, criamos festas com luzes na sala, confeccionamos fantoches de vara e de meia… As crianças estavam envolvidas com estes personagens, então decidimos partir para o concreto. Caminhamos pelos arredores do CMEI à procura de lagartas, borboletas, flores, folhas… Foram passeios especiais e voltamos para a sala com vários tesouros. Foi então que a professora Chirle, sabendo do nosso interesse, nos trouxe várias folhas de couves repletas de lagartas! Assim, surgiram nossos BORBOLETÁRIOS, criamos três em vidros de conservas, fechados com tule e prendidos com elástico. 

Cuidamos das lagartas com todo atenção, lhe dávamos diariamente couves para se alimentarem e assim, observamos o quanto comiam e em pouco tempo se transformavam em casulos. O interesse das crianças em acompanhar esse processo foi significativo, que até quando estavam brincando pela sala, as observamos mostrando e falando sobre as lagartas para as bonecas! Com a nossa dedicação, conseguimos soltar nos arredores do CMEI 21 BORBOLETAS. Isto em dias alternados, pois a cada manhã que chegávamos, havia uma ou mais borboletas recém-saídas do casulo. 

AS CRIANÇAS E NÓS PROFESSORAS NOS ENCANTAMOS! A partir disso, levamos para nossas crianças que estavam em casa, o mesmo tema: “O ciclo de vida da Borboleta”. As convidamos para caminharem nas proximidades de suas casas para observarem as borboletas e em seguida com elementos naturais confeccionarem suas borboletas. Recebemos muitos retornos criativos, que visualizamos através de fotos e vídeos. Acompanhar esse processo e o empenho das crianças com suas famílias nos deixaram orgulhosas! Enfim, oportunizar essa experiência com as crianças pequenas é plantar nelas uma semente de admiração pela natureza, que diariamente vimos germinar, quem sabe teremos adultos mais conscientes e sensíveis.

No comments
%d blogueiros gostam disto: