Brusque
25 C
nuvens quebradas
Brusque
humidity: 56%
wind: 2 m/s NE
H25 • L25
Mon
30 C
Tue
31 C
Wed
27 C
Thu
22 C
Fri
20 C
HomeNOTÍCIASPrograma Formação pela Escola

Programa Formação pela Escola

Cursos à Distância

O que é Formação pela Escola?

O Programa Formação pela Escola (FPE) consiste em um processo de formação continuada que visa contribuir para o fortalecimento da rede de agentes e parceiros envolvidos com a execução, o monitoramento, a avaliação, a prestação de contas e o controle social das ações e programas educacionais financiados pelo FNDE, por meio da oferta de cursos na modalidade de educação a distância.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Cidadãos que realizam funções de execução, monitoramento, avaliação, prestação de contas e controle social de recursos orçamentários alocados nos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE,  como profissionais de ensino, no âmbito da escola pública, técnicos e gestores públicos municipais, estaduais e distritais que atuam na Educação Básica, membros de comunidades escolares e locais, membros de comitê local do PAR – Plano de Ações Articuladas e dos conselhos de controle social da educação  participantes das diversas formas de organização social.

Participar do Formação pela Escola – FPE é integrar uma rede de cidadãos que têm importante papel na gestão, no monitoramento e no controle social dos recursos públicos destinados à educação. O resultado esperado é a elevação do desempenho dos programas e das ações do FNDE, contribuindo diretamente para a melhoria da qualidade do ensino.

COMO É O FORMAÇÃO PELA ESCOLA?

O Formação pela Escola é composto atualmente pelos seguintes cursos: Censo escolar, Competências Básicas, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE),  Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), Programas de Transporte do Escolar (PTE), Programas do Livro (PLi), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), Controle Social para Conselheiros. Cada curso possui uma carga horária entre 40/60h, com previsão de 8h para encontros da turma (neste momento os encontros ocorrem virtualmente).

QUAIS SÃO OS CURSOS OFERTADOS NESTE SEMESTRE?

COMPETÊNCIAS BÁSICAS

Objetivo: O curso oferece informações sobre as políticas públicas, na área da educação, executadas pelo governo federal, o financiamento dessas políticas e o papel do FNDE no apoio à efetivação dessas políticas.

 

Carga horária: 60 horas

PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR)

Objetivo: Compreender o Plano de Ações Articuladas (PAR) para, como cidadão, acompanhar todas as suas etapas, desde o diagnóstico da situação educacional até a prestação de contas dos recursos utilizados, objetivando a melhoria da qualidade da educação nas redes educacionais de municípios, estados e Distrito Federal.

 

Carga horária: 60 horas

Público Alvo dos Cursos: Conselheiros do CAE (Conselho de Alimentação Escolar), conselheiros do CACS (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb), membros do Conselho Municipal de Educação, técnicos municipais/estaduais que atuem na execução de programas do FNDE, prefeitos municipais, secretários de educação, diretores de escola, supervisores de ensino , secretários de escola, também poderão participar professores em sala de aula e interessados da sociedade civil desde que atendidos os demais públicos;

Você quer compreender o que são políticas públicas educacionais? Conhecer as fontes de financiamento da educação e o papel social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)?

  • Faça a sua pré-matrícula até o dia 12/09.
  • Previsão para o início do curso: 08/10.

O cursista do Formação pela Escola é acompanhado por um sistema de apoio à aprendizagem realizado pelo tutor do Formação, que desempenha o papel de orientador técnico e pedagógico. A avaliação ocorre de duas formas: autoavaliação e avaliação realizada pelo tutor.

Post Tags
No comments
%d blogueiros gostam disto: