Brusque
22 C
nublado
Brusque
humidity: 68%
wind: 2 m/s NE
H24 • L20
Tue
17 C
Wed
22 C
Thu
19 C
Fri
25 C
Sat
26 C
HomeNOTÍCIASProjeto reúne práticas para orientar e mobilizar a comunidade escolar no combate e prevenção ao Aedes aegypti

Projeto reúne práticas para orientar e mobilizar a comunidade escolar no combate e prevenção ao Aedes aegypti

Na semana passada, gestores escolares estiveram reunidos para serem apresentados ao projeto Xô Dengue, promovido pela Secretaria de Saúde.

A ideia estabelece ações administrativas e sugestões pedagógicas que, com criatividade e a cargo das próprias equipes, já estão sendo colocadas em prática nas unidades da rede municipal de ensino.

Dentre as atividades já desenvolvidas, foi Escola de Ensino Fundamental Adelina Zierke, do bairro São João, que a temática foi representada em uma encenação que abordou os cuidados com água parada em plantas.

Para a aplicação prática desses ensinamentos, os alunos desenvolvem ação permanente de visitas quinzenais ao cemitério situado próximo à unidade de ensino.

Zantão

Na Escola de Ensino Fundamental Doutor Carlos Moritz, no bairro Zantão, houve homenagem cívica e apresentação de orientações. Na unidade, coube aos estudantes da pré-escola a fiscalização do espaço escolar e estudo do mosquito Aedes aegyti.

Cedro Grande

Já na Escola de Ensino Fundamental Edith Gama Ramos, no Cedro Grande, a conscientização da comunidade escolar ocorre por meio de palestra com a equipe do Programa Saúde na Escola, além de fiscalização dos estudantes no cemitério e confecção de lembrete para levar para casa.

Cedrinho

Palestra orientativa do Programa Saúde na Escola também é a estratégia adotada pela Escola de Ensino Fundamental Padre Vendelino Wiemes, no Cedrinho.

Dom Joaquim

No Centro de Educação Infantil Tia Trude, por sua vez, disponibiliza a pais, servidores e para a comunidade do bairro Dom Joaquim, folhas de citronela, que foram plantadas no entorno da unidade, em 2021.

Ensina, ainda, a fazer repelente natural ao mosquito da dengue com a citronela, álcool e cravo. Este repelente inclusive é usado na rotina da unidade escolar.

Rio Branco

Já o CMEI Rio Branco, utiliza as novas tecnologias a favor da conscientização contra a dengue, com a elaboração e envio de mensagens via Whatsapp para grupos da comunidade escolar.

Além de tudo isso, a Secretaria de Educação também trabalha o tema em suas plataformas digitais. Foi desenvolvida a #Brusquecontraadengue e há o estímulo para que todas as unidades de ensino a utilizem em seus materiais.

Além disso, devem marcar o perfil da SEME nas ações de divulgação desenvolvidas, para que se amplie a repercussão das mensagens e gere engajamento nas ações preventivas e de conscientização comunitária.

De acordo com a Secretária de Educação, a professora Eliani Aparecida Busnardo Buemo, todas as atividades têm finalidade orientativa e explicativa para que, das mais variadas formas, seja passada a mensagem da necessidade de que o combate à doença depende do comprometimento de cada cidadão.

“Nossa incumbência é sensibilizar as crianças e adolescentes sobre o combate à dengue, para que eles sejam os multiplicadores de bons hábitos. É o somatório de esforços individuais que vai gerar o benefício coletivo”, finaliza.

No comments
%d blogueiros gostam disto: