Brusque
16 C
céu limpo
Brusque
humidity: 58%
wind: 1 m/s NW
H17 • L15
Mon
21 C
Tue
22 C
Wed
24 C
Thu
26 C
Fri
25 C
HomeCULTURADurante toda essa semana é comemorada a Leitura Infantil

Durante toda essa semana é comemorada a Leitura Infantil

A leitura estimula o raciocínio, melhora o vocabulário, aprimora a capacidade interpretativa, além de proporcionar ao leitor um conhecimento amplo e diversificado sobre vários assuntos. Ler desenvolve a criatividade, a imaginação, a comunicação, o senso crítico, e amplia a habilidade na escrita.
Professores, em especial, sabem da importância que tem a leitura e a escuta de histórias para a formação de todo ser humano, desde a mais tenra idade.
Além desses benefícios, com a leitura exercitamos nosso cérebro, o que facilita a interpretação de textos e leva à maior a competência (habilidade) na escrita.
Além de através da leitura conseguirmos “viajar” com a nossa mente.

Se você já reserva ao menos 15 minutos da sua noite para ler com seu filho antes de colocá-lo para dormir, pode até imaginar que está somente cuidando de sua relação com o pequeno. Mas a leitura na educação infantil é um importante hábito a ser desenvolvido, porque gera grandes benefícios no desenvolvimento do indivíduo.

Estimular o interesse por livros é, além de uma forma de cuidado, atenção e carinho, uma importante atitude que contribui para fomentar o hábito da leitura na criança. Como lembra a frase do romancista André Maurois, “a leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde”. Permitir que tais sensações façam parte da vida dos filhos é essencial!

Mas também existem dados que mostram como os livros são positivos. Algumas pesquisas apontam que o hábito da leitura entrega uma série de benefícios, que vão desde o aumento da empatia ao fortalecimento da criatividade, além da redução dos níveis de estresse e a crescente criatividade.
O melhor? Tudo isso pode ser feito sem sair de casa ou sem precisar de grandes recursos — basta uma história que pode, até mesmo, estar em um arquivo digital.

As imagens acima são das escolas: Fundação Cultural Bibelo Encantado, CEI Paquetá e E.E.F Theodoro Becker. Fonte do texto: Novos Alunos.

No comments
%d blogueiros gostam disto: