Brusque
14 C
chuva moderada
Brusque
humidity: 100%
wind: 1 m/s NNE
H16 • L14
Tue
24 C
Wed
19 C
Thu
17 C
Fri
16 C
Sat
18 C
HomeENSINO FUNDAMENTALAto Cívico na EEF Prof. Augusta Dutra de Souza marca os 200 anos da Independência

Ato Cívico na EEF Prof. Augusta Dutra de Souza marca os 200 anos da Independência

Homenagem teve execução de hinos, entrada de bandeiras e boletim alusivo à data.
Na presença da comunidade escolar do bairro Limeira Baixa, autoridades como o prefeito Ari Vequi e o vice-prefeito Gilmar Doerner e forças de segurança, um ato cívico na Escola de Ensino Fundamental Professora Augusta Dutra de Souza marcou, na manhã desta quarta-feira (07), o encerramento das comemorações pelo bicentenário da Independência do Brasil. A homenagem teve momentos como a entrada das bandeiras, execução dos hinos nacional, da cidade e da Independência e ainda, leitura do boletim alusivo aos 200 anos da Independência nacional.

 

De acordo com a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, as celebrações envolveram toda a rede nos últimos dias. “Todas as unidades escolares da rede municipal, ao longo da semana, tiveram a oportunidade de, junto às crianças, desde a educação infantil até o 9º ano, comemorar. Tivemos a oportunidade de ver, pela primeira vez, a homenagem na Escola de Ensino Fundamental Cívico-Militar Paquetá, com a presença do ex-combatente Arnoldo Lana, trazendo para aqueles alunos, um simbolismo grande para o projeto de vida e neste feriado, então, encerrando, de forma honrosa, com a presença das forças – Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda de Trânsito de Brusque, autoridades como o Prefeito Ari Vequi e Vice-prefeito Gilmar Doerner, recepcionados pela equipe anfitriã, coordenada pela diretora Cristina Knihs Zierke”.

Dentro do conceito de civismo e de valorização da pátria, enaltecidos no feriado, a secretária destacou, ainda, a importância do Programa Estudante Cidadão, desenvolvido pela Polícia Militar na EEF Profª Augusta Dutra de Souza, ao longo dos anos, e que, segundo ela, consequentemente contempla também o seu entorno. “A ação prima pela apresentação e construção de valores bastante importantes para a convivência, para as relações interpessoais onde o respeito é o que conta, na sua mais pura intenção”.

Falando em nome da Polícia Militar, o Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel PM Heintje Heerdt, enfatizou a importância de realizar o ato cívico em homenagem ao bicentenário da Independência Nacional na Escola Augusta Dutra, onde desde o ano de 2019, a corporação desenvolve o projeto Estudante Cidadão. “Por meio de uma metodologia específica, um policial militar participa da rotina na unidade escolar e faz o acompanhamento dos alunos, faz toda uma série de atos cívicos no ambiente para aumentar o civismo e também, auxiliar nas pequenas questões disciplinares que possam surgir na escola”.

Essa ligação da força de segurança com a unidade de ensino fez com que o ato cívico deste feriado fosse realizado no local, para valorizar o vínculo já estabelecido entre os policiais e a comunidade escolar local. “Uma celebração singela, mas significativa, onde a Polícia Militar, a Guarda de Trânsito e o Tiro de Guerra deram apoio para engrandecer a comemoração”, completou o Tenente-Coronel.

Para o prefeito Ari Vequi, o feriado da Independência é uma data de muito simbolismo. “A gente viu na homenagem, quando as crianças cantam o Hino Nacional, na entrada das bandeiras, tudo isso faz com que a gente se sinta ainda mais patriota”.

Segundo ele, a nação completa 200 anos de sua Independência “e traz a nós um senso de liberdade que foi construída ao longo deste tempo. Conseguimos avançar e a gente acredita que a comemoração desse bicentenário vai fazer com que, cada vez mais, possamos fazer um país cada vez melhor para a nossa população”.
Fonte: Portal de Brusque.

No comments
%d blogueiros gostam disto: