Brusque
13 C
nublado
Brusque
humidity: 93%
wind: 1 m/s SSW
H16 • L13
Fri
17 C
Sat
26 C
Sun
25 C
Mon
24 C
Tue
22 C
HomeNOTÍCIASEducação de Brusque participa de concurso internacional “A Urgência de Cuidar da Água”

Educação de Brusque participa de concurso internacional “A Urgência de Cuidar da Água”

Ação da Recicle / Veolia Brasil é voltada a estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental

A Secretaria de Educação de Brusque é uma das 12 representantes catarinenses inscritas em concurso internacional voltado a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, entre 10 e 11 anos, com foco na sustentabilidade, que tem como tema “A Urgência de Cuidar da Água”. A ação é da Recicle / Veolia Brasil e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), com a finalidade de sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do cuidado e preservação dos diversos ecossistemas do planeta, contribuindo, assim, para a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável.

“Nós não podemos perder de vista o quanto tratar e cuidar de todos os bens naturais, e a água como principal, é assunto recorrente nas unidades escolares”, reforça a secretária Eliani Aparecida Busnardo Buemo.

Na foto acima a assinatura do termo de parceria entre a Prefeitura de Brusque, por meio da Secretaria de Educação, com a Veolia Brasil, na tarde desta terça-feira (13)

Além disso, ela considera o concurso uma chance de apresentar a outras cidades, estados e países, o que a cidade já desenvolve em termos de conscientização ambiental com suas crianças. “É uma oportunidade de as unidades escolares, por meio dos trabalhos que já são desenvolvidos e das práticas, poderem concorrer no concurso internacional, e quem sabe, ter êxito”.

Para o gerente regional da Recicle / Veolia Brasil, Júlio Müller, a empresa, que busca se inserir nos locais onde atua, tem como proposta principal a transformação ecológica. “E entendemos que essa transformação ocorre através de crianças. Nosso prêmio já tem alguns anos, e nós não o tínhamos divulgado ainda no município de Brusque, que é uma cidade importante para nós. Temos a certeza que Brusque, que se destaca em tantos outros eventos, vai ter um papel fundamental. Quem sabe na premiação, no final do ano, nós teremos um aluno aqui de Brusque premiado em nível nacional, e possamos comemorar juntos”.

O concurso “A Urgência de Cuidar da Água” integra a campanha internacional “Ao redor da Ibero-américa 2022”, desenvolvida pela Veolia em sete países da América Latina, junto a Portugal e Espanha. Pelo programa, o tema será trabalhado em sala de aula com os estudantes durante três meses e vai finalizar com o concurso, onde cada criança vai desenvolver um projeto de campanha que destaque a temática da preservação da água, em formato de vídeo, com duração de três a cinco minutos.

Cada escola vai escolher os três melhores vídeos produzidos e enviar à Secretaria de Educação, a quem vai incumbir, então, a tarefa de selecionar os três vencedores, que vão representar a cidade na etapa nacional do concurso. Nesta fase, um júri interno da Veolia, além de representantes da Organização dos Estados Ibero-Americanos e empresas parceiras vão selecionar os três melhores trabalhos do país. Estes vão ser exibidos nas redes sociais oficiais do programa “Ao Redor da Ibero-América 2022” e o mais curtido dos três vai ser o vencedor da competição nacional.

A premiação do concurso prevê um tablet para o estudante que alcançar o primeiro lugar na etapa municipal. Na fase nacional, o aluno vencedor recebe um kit digital composto por computador, impressora e internet por um ano. E a escola do estudante campeão é contemplada com três computadores e uma impressora.
Fonte: Site Prefeitura de Brusque. 

No comments
%d blogueiros gostam disto: