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HomeCursos com tutoria

Competências Básicas

  • Prazo de inscrição: até dia de 06 de março
  •  Carga horária: 60 horas
  • Ementa: agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE às políticas públicas voltadas para a educação básica.
  • Objetivos gerais:
    • Compreender o sentido das políticas públicas na área social, no contexto da sociedade contemporânea.
    • Reconhecer as políticas para a educação básica, implementadas pelo Estado brasileiro.
    • Conhecer as fontes de financiamento da educação básica e os mecanismos para que a comunidade faça o acompanhamento e o controle social dos recursos destinados à educação.
    • Reconhecer o papel social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no apoio às políticas públicas para a educação básica, mediante a implementação de diferentes programas, ações e projetos e ainda mediante o financia­mento de projetos educacionais.
  • Conhecer a dinâmica dos conselhos que atuam no controle das ações, programas e projetos educacionais, e como se dá a participação da comunidade nesses conselhos.
  • O curso está dividido em 5 unidades assim descritas:
    • Unidade I – Políticas públicas na área social
    • Unidade II – Políticas para a educação básica  
    • Unidade III – Financiamento da educação básica
    • Unidade IV – Os programas e ações do FNDE
    • Unidade V – O controle social no âmbito das políticas públicas para a educação

Programas de Transporte do Escolar (PTE)

  • Prazo de inscrição: até dia de 06 de março
  • Carga horária: 40 horas
  • Ementa: versa sobre a execução, a prestação de contas e o controle social dos programas de transporte escolar financiados pelo FNDE: Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar; e Programa Caminho da Escola.
  • Objetivos gerais:
    • Ampliar sua compreensão em relação à dimensão política dos Programas de Transporte do Escolar.
    • Conhecer a dinâmica do programa em seus diferentes aspectos de gestão.
    • Identificar os procedimentos contábeis do programa;
    • Compreender a importância do acompanhamento e do controle social do PNATE.
    • Conhecer os detalhes do funcionamento do Caminho da Escola.
  • O curso está dividido em 5 unidades assim descritas:
    • Unidade I – Políticas Públicas dos Programas de Transporte do Escolar  
    • Unidade II – Funcionamento do PNATE
    • Unidade III – Os recursos do PNATE
    • Unidade IV – Acompanhamento e controle social do PNATE
    • Unidade V – O Programa Caminho da Escola

Plano de Ações Articuladas – PAR

  • Prazo de inscrição: até dia de 06 de março
  • Carga horária: 60 horas
  • Ementa: o Curso disponibiliza informações e conhecimentos sobre o PAR, seus principais objetivos, suas etapas, sua forma de execução, detalhando, inclusive, a sua operacionalização e  prestação de contas..
  • Objetivos gerais:
    • Compreender o Plano de Ações Articuladas (PAR) para, como cidadão, acompanhar todas as suas etapas, desde o diagnóstico da situação educacional até a prestação de contas dos recursos utilizados, objetivando a melhoria da qualidade da educação nas redes educacionais de municípios, estados e Distrito Federal.
  • O curso está dividido em 6 unidades assim descritas:
    • Unidade I – O planejamento no âmbito da política educacional
    • Unidade II – Plano de Ações Articuladas (PAR): um instrumento de planejamento da política educacional
    • Unidade III – As iniciativas para a política educacional no âmbito do PAR
    • Unidade IV – Etapas da elaboração do PAR no Simec
    • Unidade V – Execução, monitoramento, acompanhamento e prestação de contas do PAR
    • Unidade VI – O PAR e o controle social.
 
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