Pular para o conteúdo

Secretaria de Educação de Brusque

Escolas e creches da rede municipal de Brusque devem ter ‘botão de alarme’

Dispositivo será construído usando profissionais e tecnologia já existentes

Os recentes acontecimentos registrados em ambientes escolares colocaram no topo da pauta de discussões a questão da segurança nos estabelecimentos de ensino. Em Brusque não é diferente e a gestão trabalha de forma articulada entre as secretarias municipais e com o uso de ferramentas já disponíveis, para construir e oferecer mais um dispositivo de segurança a ser instalado nas escolas e centros de Educação Infantil: o botão de alarme.

Na tarde desta quarta-feira (12), profissionais da área de tecnologia da informação das secretarias de Educação e Saúde, do Centro Municipal de Inclusão Digital (CMID) e do grupo de Robótica estiveram reunidos com o prefeito Ari Vequi, a secretária de Educação, Eliani Aparecida Busnardo Buemo e equipe gestora para apresentar a proposta e dar continuidade aos trabalhos.

O botão de alarme se constitui em um sistema de alerta, uma tecnologia que aproveita o sistema Infovias, que recebeu investimentos do município de R$ 3 milhões, a ser instalado em todas as 61 unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino. Ao utilizar o kit Arduíno, ao menor sinal de perigo na unidade, o botão é acionado e por meio de aplicativo, o aviso chega a uma central instalada na Secretaria de Educação, que se encarrega de acionar as autoridades competentes.

“Iniciamos na última segunda-feira uma conversa sobre a construção de um botão de alarme para instalar nas unidades escolares, conectados a uma central, sendo utilizado com mais um item de prevenção à violência escolar ”, explica Eliani Buemo.

Neste novo encontro, segundo ela, vários profissionais estão reunidos para a união de esforços visando o desenvolvimento do software, considerado pelos técnicos em informática como altamente viável para execução face aos recursos já existentes. “Usando o kit Arduíno, que já está familiarizado na Rede Municipal, espera-se que num curto espaço de tempo, esse botão já possa ser instalado nas unidades escolares”, prevê a secretária.

Captura de tela 2023-04-13 083201
Captura de tela 2023-04-13 083227
Captura de tela 2023-04-13 083126

Anterior
Próximo

Ações já definidas

Quanto à prevenção à violência nas escolas, a Secretaria de Educação já tem algumas ações deliberadas: uma delas é o levantamento da necessidade de câmeras e todos os equipamentos, para todas as unidades de ensino, o que, de acordo com Eliani Buemo, estava pronto na Secretaria, “pois já estava em pauta a compra de aparelhos”, reforça.

“Agora, estamos desde quinta-feira trabalhando na formulação descritiva do material para a compra”, acrescenta, ao se referir aos trâmites do processo de aquisição no serviço público. “A maioria das nossas unidades já possuem esses equipamentos. Nossa meta é instalar nas que não possuem, e nas que já tem, que possamos incrementar”, pondera.

Outra medida prevista, segundo Eliani Buemo, é a criação de uma rede de proteção em torno das unidades, assim como a Rede de vizinhos, para que as pessoas possam verificar alguma coisa diferente, e neste caso, que avisem a comunidade escolar.

“Também estamos com a construção do botão de alarme, e a partir de agora, estamos fazendo um levantamento em todas as unidades, para o cercamento dos espaços. Obviamente não é possível achar que seria bom para o aspecto educacional, um muro de três metros de altura. Mas tudo que pudermos colocar para trazer um pouco mais de segurança aos ambientes escolares, visualmente também, nós iremos fazer”, complementa a secretária de Educação.


Facebook


Instagram


Youtube