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Os indicadores apresentam os resultados calculados  pela Comissão de Monitoramento e Avaliação do PME de Brusque. Também é informada a fonte de dados usada no cálculo. Os dados são atualizados a cada dois anos, de acordo com a conclusão dos relatórios dos ciclos de monitoramento e avaliação das metas, conforme lei do  PME.

META 1- UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

 –

Indicador 1A – Percentual de crianças de 4 e 5 anos que frequentam a escola. 

Série histórica do percentual de crianças de 4 e 5 anos de idade que frequentam a escola em Brusque – 2016 a 2019


 

Fontes:

INEP⁄Censo Escolar da Educação Básica (Abrangência Municipal 2019) / Estimativa de população calculada pelo TCE-SC 2018.

INEP com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica (2016-2019) / IBGE -Estimativa Populacional 2016 e  Estimativa populacional  calculada pelo TCE-SC 2018.

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Indicador 1B – Percentual de crianças de 0 a 3 anos que frequentam a escola. 

Série histórica do percentual de crianças de 0 a 3 anos de idade que frequentam a escola em Brusque – 2016 a 2019

Fontes: 

INEP⁄Censo Escolar da Educação Básica (Abrangência Municipal 2019) / Estimativa de população calculada pelo TCE-SC 2018.

INEP com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica (2016-2019) / IBGE -Estimativa Populacional 2016 e  Estimativa populacional  calculada pelo TCE-SC 2018.

META 2- UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

Indicador 2A – Percentual da população de 6 a 14 anos que frequentam ou já concluíram o ensino fundamental.

Série histórica do percentual da população de 6 a 14 anos que frequentam ou já concluíram o ensino fundamental – 2016 a 2019


 

Fontes: 

INEP com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica (Abrangência Municipal 2019) / IBGE -Estimativa Populacional 2016.

INEP com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica (2016-2019) / IBGE -Estimativa Populacional 2016

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Indicador 2B – Percentual da população de 16 anos com pelo menos o ensino fundamental concluído.

 

Fonte: 

PNE em Movimento  – Dados do Relatório Linha de Base 2018 – INEP  (disponível em http://simec.mec.gov.br/pde/grafico_pne.php).

META 3- UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO MÉDIO

Indicador 3A – Percentual da população de 15 a 17 anos que frequentam a escola.

Série histórica do percentual da população de 15 a 17 anos que frequentam a escola – 2016 a 2019


 

Fontes: 

INEP∕Censo Escolar da Educação Básica (Abrangência Municipal 2019) / Censo Demográfico IBGE – Estimativa de população 2016.

INEP com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica (2016-2019) / IBGE -Estimativa Populacional 2016.

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Indicador 3B – Percentual da população de 15 a 17 anos que frequenta o Ensino Médio.

 

Série histórica do percentual da população de 15 a 17 anos que frequenta o Ensino Médio – 2016 a 2019

Fontes: 

INEP∕Censo Escolar da Educação Básica (Abrangência Municipal 2019) / Censo Demográfico IBGE – Estimativa de população 2016.

INEP com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica (2016-2019) / IBGE -Estimativa Populacional 2016.

META 4- UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Indicador 4 – Percentual da população de 4 a 17 anos com deficiência que frequenta a escola.


Fonte:

PNE em Movimento  – Dados do Relatório Linha de Base 2018 – INEP  (disponível em http://simec.mec.gov.br/pde/grafico_pne.php).

META 5- ALFABETIZAÇÃO

Indicador 5 – Taxa de alfabetização de crianças que concluíram o 3º Ano do ensino fundamental (percentual de crianças do 3º ano do ensino fundamental  com aprendizagem adequada em leitura, escrita e matemática).


Obs: O resultado é a soma do nível  4 e 5 da Prova ANA. 

Fonte:

Observatório do PNE (dados disponíveis em https:// www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/ana)

META 6- EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Indicador 6A – Percentual  de escolas públicas com alunos que permanecem ao menos 7h em atividades escolares.

Série histórica do percentual de escolas públicas com alunos que permanecem ao menos 7h em atividades escolares – 2016 a 2019

Fontes:

INEP∕Censo Escolar da Educação Básica (Abrangência Municipal 2019) / Censo Demográfico IBGE – Estimativa de população 2016.

INEP com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica (2016-2019) / IBGE -Estimativa Populacional 2016.

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Indicador 6B – Percentual  de alunos que permanecem ao menos 7h em atividades escolares.

Série histórica do percentual de alunos que permanecem ao menos 7h em atividades escolares – 2016 a 2019

Fontes:

INEP∕Censo Escolar da Educação Básica (Abrangência Municipal 2019) / Censo Demográfico IBGE – Estimativa de população 2016.

Fonte:  INEP com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica (2016-2019) / IBGE -Estimativa Populacional 2016.

META 7- IDEB

Indicador 7 – Qualidade da Educação Básica/IDEB Anos Iniciais (Rede Pública)

IDEB Anos Iniciais da Rede Pública de Ensino.


Indicador 7 – Qualidade da Educação Básica/IDEB Anos Finais

IDEB Anos Finais da Rede Pública de Ensino.

Fonte:

Dados do site do IDEB (Resultado disponível em: http://www.ideb.inep.gov.br).

META 8- ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE MÉDIA POPULAÇÃO: 18 A 24 ANOS

 

INFORMAÇÕES NÃO DISPONÍVEIS

  • Indicador 8A – Escolaridade média da população de 18 a 29 anos.
  • Indicador 8B – Escolaridade média da população de 18 a 29 anos residente na área rural.
  • Indicador 8C – Escolaridade média da população de 18 a 29 anos entre os 25% mais pobres.
  • Indicador 8D – Razão entre escolaridade média da população negra e da não negra de 18 a 29 anos.

META 9- ELEVAÇÃO DA TAXA DA ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DE 15 ANOS OU MAIS

 –

Indicador 9A – Taxa de alfabetização da população de 15 anos ou mais.

Fonte: 

PNE em Movimento  – Dados do Relatório Linha de Base 2018 – INEP  (disponível em http://simec.mec.gov.br/pde/grafico_pne.php).

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Indicador 9B – Taxa de analfabetismo funcional da  população de 15 anos ou mais (reduzir para 50%).

 

Fonte: 

PNE em Movimento  – Dados do Relatório Linha de Base 2018 – INEP  (disponível em http://simec.mec.gov.br/pde/grafico_pne.php).

META 10- RELATÓRIO 2019

 
 

Fontes: 

INEP∕Censo Escolar da Educação Básica  (Abrangência Municipal 2019).

META 11- EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO

Indicador 11A – Matrículas em Educação Profissional Técnica de nível médio.

Série histórica do total de matrículas em Educação Profissional Técnica de nível médio na rede pública – 2018 a 2019


 

Fontes: 

INEP∕Censo Escolar da Educação Básica  (Abrangência Municipal 2019).

INEP com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica (2016-2019).

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Indicador 11B – Matrículas em Educação Profissional Técnica de nível médio na rede pública.

Série histórica do total de matrículas em Educação Profissional Técnica de nível médio na rede pública. – 2016 a 2019

Fontes: 

INEP∕Censo Escolar da Educação Básica  (Abrangência Municipal 2019).

INEP com base nos dados do Censo Escolar da Educação Básica (2016-2019).

META 12- MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

 

Indicador 12A – Taxa de escolarização bruta na educação superior da população de 18 a 24 anos.

 

Fontes: 

Censo Demográfico IBGE – Estimativa de população 2016 / INEP/SED – Microdados da Educação Superior 2019.

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Indicador 12B – Taxa de escolarização líquida ajustada na educação superior da população de 18 a 24 anos.

 

Fonte: 

Microdados da Educação Superior 2019.

META 13- ATUAÇÃO DE MESTRES E DOUTORES NO ENSINO SUPERIOR

 

Indicador 13A – Percentual de funções docentes na educação superior com mestrado e doutorado.

 

Fontes: 

INEP/SED – Microdados da Educação Superior 2018.

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Indicador 13B – Percentual de funções docentes na educação superior com doutorado.

 

Fontes: 

INEP/SED – Microdados da Educação Superior 2018.

META 14- MATRÍCULA DE PÓS-GRADUAÇÃO PARA FORMAÇÃODE MESTRES E DOUTORES 

 

Fontes: 

CAPES/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Estado, Região e Brasil).

META 15- FORMAÇÃO ESPECÍFICA DE GRADUAÇÃO

 

Indicador 15 – Percentual de Professores da Rede Municipal de Ensino com formação específica de nível superior na área em que atua.

Série histórica do percentual de Professores da Rede Municipal de Ensino com formação específica de nível superior na área em que atua. – 2016 a 2019


 

Fontes: 

Dados internos do setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Brusque  e da Secretaria Municipal de Educação por meio do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE).

META 16-  FORMAÇÃO EM NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO

Indicador 16 – Percentual de Professores da Educação Básica  da Rede Municipal de Ensino com pós-graduação lato sensu e scricto sensu de nível superior na área em que atua.

Série histórica do Percentual de Professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino com pós-graduação lato sensu e scricto sensu. – 2018 a 2019


 Fontes: 

Dados internos do setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Educação  e da Secretaria Municipal de Educação por meio do Sistema de Gerenciamento Escolar (SGE).

META 17- RENDIMENTO MÉDIO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO

Indicador 17 – Razão entre salário de professores da rede municipal e não professores, com escolaridade equivalente.


 

Fontes: 

Dados internos do setor de Recursos Humanos da Prefeitura  Municipal de Brusque

META 18- RELATÓRIO 2019

Indicador 18 – Plano de Carreira para os profissionais da educação básica e superior  pública.


 

Fontes: 

https://leismunicipais.com.br/plano-de-cargos-e-carreiras-brusque-sc

https://www.sed.sc.gov.br/professores-e-gestores/6588-plano-de-carreira-magisterio-2015  

http://dap.brusque.ifc.edu.br/wp-content/uploads/sites/5/2018/07/Cartilha-do-Servidor.pdf

META 19- GESTÃO DEMOCRÁTICA

Indicador 19A – Número de escolas que possuem Grêmio Estudantil.


 

Indicador 19B – Número de escolas que possuem Conselho Escolar.

Fontes: 

Dados coletados junto a Secretaria Municipal de Educação.

META 20- FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO

 

Indicador 20 – Percentual de investimento público aplicado na educação pública.


 

Fontes: 

Dados do Portal da Transparência e Controladoria Geral do Município de Brusque

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