PROGRAMAS E PROJETOS
2023 - Atualmente
A Secretaria Municipal de Educação de Brusque, apresenta o Projeto Aprende+ Brusque, como uma ferramenta de inserção social que oportuniza a recuperação das aprendizagens não consolidadas, priorizando ações qualitativas na educação, com foco no letramento em Leitura e Escrita e Raciocínio Lógico Matemático.
As transformações ocorridas no ano de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, em primeiro momento provocaram o isolamento social e a suspensão das atividades presenciais do ensino, depois o retorno das aulas com a possibilidade dos responsáveis optarem por ensino remoto ou presencial. Diante disso, tornou-se necessária estratégias diversificadas da Secretaria Municipal de Educação de Brusque- SEME para manter o vínculo da criança/adolescente com as aprendizagens.
Os objetivos do projeto são:
- Garantir a aprendizagem de todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Brusque, por meio do Projeto Aprende+ Brusque, minimizando os impactos na consolidação das aprendizagens causadas pela Pandemia de COVID- 19;
- Utilizar os dados das Sondagens Pedagógicas para mapear os estudantes participantes do Projeto Aprende+ Brusque;
- Realizar atendimento dos estudantes do Projeto no contraturno escolar e com metodologias diferenciadas para a motivação dos estudantes;
- Acompanhar os projetos, por meio de diversas ações elaboradas pela SEME, realizando intervenções sempre que necessário;
- Assegurar formação aos profissionais envolvidos no Projeto Aprende+ Brusque para garantia de qualidade do serviço prestado.
O projeto abrange alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
2023 - Atualmente
A Secretaria Municipal de Educação de Brusque, em parceria com o Serviço Autônomo Municipal de água e Esgoto – SAMAE, implantou o Projeto Água: A Importância de cada Gota nas Escolas de Ensino Fundamental da Rede.
Este projeto visa ajudar professores e alunos no trabalho de conscientização da população em relação à cultura de preservação e bom proveito da água, mostrando suas múltiplas formas de uso e sua importância para a vida e para a história dos povos.
As ações do projeto são desenvolvidas com as turmas do 3º ano e do 6º ano das Escolas de Ensino Fundamental na ETA – Estação de Tratamento de Água (Parque Leopoldo Moritz). Os alunos serão conduzidos até a ETA, conforme cronograma pré-definido, por meio de Ônibus Escolar.
Objetivos do projeto:
- Conhecer o processo de tratamento de água;
- Identificar as medidas redutoras e de otimização da utilização de água;
- Contribuir para a conscientização do uso otimizado da água;
- Compreender as consequências do uso inadequado e do desperdício de água.
2022 - Atualmente
O Conselho de Classe é responsável pelo processo coletivo de acompanhamento e avaliação do ensino – aprendizagem dos estudantes, favorecendo a integração e sequência das habilidades de cada ano/ série.
Pensando na melhoria da qualidade do Ensino, no ano de 2022 a Secretaria Municipal de Educação (SEME) com o propósito de alinhar as ações da rede e oferecer aos professores momentos de pensar juntos o próximo trimestre, organizou o Conselho de Classe / Reunião Pedagógica da seguinte forma:
Em um período (de quatro horas) os profissionais estarão nas unidades escolares realizando o Conselho de Classe / Reunião Pedagógica;
No outro período (de quatro horas) os profissionais estarão em formação por polos e turmas com a Equipe técnica da SEME, discutindo temas relevantes ao processo educativo.
Objetivos do projeto:
- Oportunizar momentos de formação, reorganização do trabalho e partilha de vivências para os profissionais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Brusque;
- Inserir todos os Coordenadores Pedagógicos, Professores e Monitores no processo formativo, organizando um momento de formação e outro para o Conselho de Classe / Reunião Pedagógica nas Unidades Escolares;
- Realizar encontros por polos para atender às necessidades mais específicas das escolas e professores;
- Discutir com os professores sobre planejamento e avaliação, construindo materiais para suporte pedagógico;
2019 - Atualmente
O projeto Selo de Qualidade das Cozinhas Escolares tem por objetivo valorizar e destacar as boas práticas como a higiene, a limpeza, o armazenamento, a manipulação e a distribuição dos alimentos, o cardápio e a educação nutricional. O projeto acontece em parceria com o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (COMAE) que vistoria as Unidades Escolares.
As unidades que cumprirem com as exigências do Check-list do COMAE (lista de itens utilizados como critério de apuração), receberão o Selo em uma das duas modalidades: Ouro ou Prata.
2023 - Atualmente
A Secretaria Municipal de Educação de Brusque apresenta o Projeto De Olho no SAEB, como uma ferramenta para as Unidades Escolares buscarem subsídios a fim de melhorar os índices da Rede Municipal de Educação de Brusque nas avaliações externas (SAEB).
A Secretaria Municipal de Educação, ao assumir o compromisso de assegurar a todos os estudantes o direito à educação pública de qualidade, vem desenvolvendo um conjunto de ações com vistas à melhoria da qualidade do ensino na rede pública, de forma a garantir o acesso, a permanência e a terminalidade do ensino aos que nele ingressam, com resultados bem sucedidos. Projeto realizado durante todo o ano letivo.
2024 - Atualmente
Através da Lei Complementar 01/2024 o Poder Executivo Municipal por intermédio da Secretaria Municipal de Educação criou o Programa de Escolas Cívico-Militares na rede municipal de ensino.
O programa foi concebido com o objetivo dar continuidade às atividades que até 2023 eram executadas através do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), além de promover uma educação de qualidade e elevar os índices educacionais.
Entre as atividades, destacam-se:
- Execução semanal do hino nacional e do hino à bandeira;
- Prática de atividades que estimulem a disciplina, o autocontrole e a cooperação;
- Palestras, atividades culturais e aplicação do Projeto Valores, integrado ao Projeto Político Pedagógico da instituição de ensino.
2018 - Atualmente
O Projeto Escolas no Museu: Compartilhando Memórias Ressignificando Histórias, visa compartilhar memórias por meio de visitas guiadas ao Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e ao Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim. Os professores das turmas participantes deste projeto farão uma visita guiada para aprofundar-se na história de Brusque e, desta forma, estar mais preparado para poder passar aos alunos informações sobre as visitas.
Participarão do Projeto os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental, pertencentes à Rede Municipal de Educação de Brusque. Os estudantes participantes do Projeto serão acompanhados pelos professores regentes da turma, que serão os responsáveis por compartilhar todas as memórias, as visitas serão mediadas por dois professores habilitados em História, um em cada instituição museal, preparados para receber nossos alunos.
O Projeto prevê a participação de dois grupos distintos de estudantes da Rede Municipal: as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e as turmas do 9º ano dos Ensino Fundamental dos Anos Finais. Para cada turma haverá uma ação distinta, visto que o formato das visitas é diferenciado para cada um dos anos acima elencados.
Para os 4º anos, os trabalhos iniciarão com uma capacitação na Plataforma Moodle para os professores regentes das turmas que farão parte das atividades. O Curso no Moodle apresentará a História do Município de Brusque e dos museus que fazem parte do projeto. Também contará com orientações sobre as visitas nos museus com os alunos.
Para as turmas dos Anos Finais, haverá uma capacitação junto aos professores que atuam junto a estes alunos. Esta capacitação focará na interdisciplinaridade
Terminada a capacitação dos professores, terão início as visitas aos museus das turmas dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino de Brusque.
O professor regente da turma será o responsável por acompanhar os alunos nas visitas aos Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim. No caso do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, estão programadas duas visitas por turma. Estas visitas serão guiadas por um professor que atuará como guia, que receberá as turmas, apresentará uma introdução sobre o que será visto durante o tempo que estiverem no museu para então fazer a visitação propriamente dita.
As atividades do projeto serão desenvolvidas com foco nas habilidades:
EF04HI02 (Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade – nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc);
EF04HI03 (Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente);
EF04HI05 (Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções);
EF04HI06 (Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização);
EF04HI09 (Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino);
EF04HI10 (Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira);
EF04HI11 Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração, interna e internacional) que fazem da Proposta Pedagógica da Rede Municipal das turmas participantes.
Para as turmas do 9º ano haverá visita ao Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, que acontecerá entre o segundo e o terceiro trimestre. Estas visitas serão guiadas por um professor da própria unidade escolar a qual a turma pertence. Para que estes educadores tenham o conhecimento sobre o acervo do museu, haverá uma capacitação voltada para este fim, inicialmente com os professores assessores de todos os componentes curriculares, seguida de uma capacitação presencial nas dependências do museu, em que os professores poderão conhecer o acervo, suas histórias e, desta forma, estarão aptos a fazer a visitação guiada com suas turmas.
Clique aqui e confira o Roteiro de Visitação
Em 2024 o projeto passou por uma reformulação e passa a atender somente visitas guiadas ao Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim.
2022 - Atualmente
Em julho de 2022, foram apresentadas no Centro Municipal de Inclusão Digital – CMID, 40 Estações Meteorológicas adquiridas pelo Município de Brusque. O objetivo da aquisição foi disponibilizar às Unidades Escolares mais uma ferramenta de ensino para componentes curriculares como Geografia, Ciências e Matemática.
Em parceria com a Defesa Civil de Brusque, os dados climáticos advindos das estações são disponibilizados via internet e em tempo real, proporcionando assim, uma cobertura de praticamente 100% da área urbana municipal.
As Estações Meteorológicas são um desdobramento do Projeto Robótica Educacional.
Em dezembro de 2022 Brusque passou por uma enchente que registrou grandes prejuízos para os habitantes e para o comércio, como forma de fomentar o uso das Estações Meteorológicas, um documentário foi dirigido pela equipe de robótica, confira abaixo:
2016 - Atualmente
O Programa Fila Única criado através da Lei Ordinária 3840/2015 surgiu para que as famílias pudessem acompanhar de casa e em tempo real a fila de espera para seus filhos ingressarem nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Rede Municipal de Ensino. O objetivo do programa é de levantar os dados referente à demanda de vagas. Deste modo, o Poder Público Municipal pode ter um conhecimento mais amplo e de forma única sobre as necessidades de cada região do município.
O processo de cadastro dos candidatos às vagas é feito nas Unidades Escolares e pode ser acompanhado pelo site https://filaunica.brusque.sc.gov.br/.
Em julho de 2024 com o Decreto nº 9893/2024 foi criado a Central de Vagas, responsável pela publicação de editais de matrícula e rematrícula, pelo acompanhamento e atualização dos cadastros e pela contemplação dos protocolos.
Neste mesmo decreto foram estabelecidos critérios de classificação para priorizar aqueles que se encontram em situações de vulnerabilidade social, violência doméstica, acolhimento institucional, monoparentalidade, e que necessitem de atendimento especializado, entre outros.
2024 - Atualmente
O projeto Gabinete Mirim – Conhecendo o Poder Executivo Municipal foi pensado para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tem em seu currículo o Componente Curricular Cidadania e Ética que foca nas questões relacionadas à formação do indivíduo para o exercício da cidadania.
No 5º ano do Ensino Fundamental dentre os conteúdos trabalhados estão a Divisão dos Poderes e a Lei Orgânica do Município.
Este projeto foi desenvolvido com o propósito de estimular os estudantes matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Brusque em atividades voltadas à cidadania. Dessa forma, busca-se fomentar a participação ativa dos alunos na construção de uma comunidade mais informada e envolvida.
Objetivos do projeto:
- Proporcionar uma experiência significativa que amplie sua compreensão sobre o funcionamento da Gestão Municipal e a importância do Poder Executivo no dia a dia da cidade;
- Promover debates em sala de aula sobre temas relacionados ao poder executivo municipal, incentivando os alunos a expressarem suas opiniões e a compreenderem diferentes perspectivas sobre questões locais;
- Proporcionar aos alunos do 5º ano uma experiência educativa, visando a compreensão do funcionamento do Poder Executivo Municipal, suas responsabilidades e a importância da participação cidadã;
- Estimular a participação ativa dos alunos na sociedade.
2021 - Atualmente
O Google for Education dá aos professores a liberdade de passar mais tempo personalizando a experiência de aprendizagem e menos tempo a gerenciando. Os alunos podem aprender a resolução de problemas do século XXI e as habilidades que usarão nas carreiras futuras, com recursos de acessibilidade que ajudam todos os alunos a terem o melhor desempenho possível.
Os produtos do Google for Education são fáceis de implantar, usar e gerenciar. Com alguns cliques, os administradores de TI configuram novos dispositivos e gerenciam políticas em toda a rede ou por escola. O gerenciamento automatizado baseado em nuvem agiliza os processos e garante que todos os usuários estejam sempre atualizados.
Tela Interativa
A tela interativa da Donview de 75″ oferece resolução 4K e conta com camadas de proteção especiais, o que faz com que o equipamento seja bem resistente para qualquer tipo de uso, seja em salas de aula, salas de reuniões ou ambientes públicos, como em grandes eventos, por exemplo.
O Windows 10 é iniciado de forma rápida e automática ao ligar a tela, que já vem com os drivers configurados, e ainda traz alguns aplicativos próprios. Por exemplo, ao tocar no botão “New page” presente ao lado do display da TV, surge um quadro branco, onde você pode desenhar e criar à vontade, utilizando variados tipos de canetas, cores e até planos de fundo. Tem também ferramentas muito úteis e práticas, como um cronômetro, uma calculadora e até uma opção para bloquear a tela, útil para não deixar ninguém apagar o que foi criado. Já quem prefere não escrever na lousa inteligente, uma opção é utilizar teclado e mouse sem fio para a tarefa.
Chromebooks
Contando com armazenamento na nuvem e um sistema operacional único, o Chrome OS, os Chromebooks dispõem de maior leveza, agilidade e segurança contra vírus e malwares em um único aparelho!
São resistentes a quedas de 75 cm, que é a altura aproximada de uma carteira escolar e a derramamento de líquidos até 360ml, sendo ideal para o manuseio de crianças.
Conta com a tecnologia 2 em 1, podendo ser utilizado como tablet e notebook com um simples movimento, com tela de 11,6″, além de uma bateria de longa duração, com até 10 horas de vida útil.
Gabinetes de recarga
Os Gabinetes de Recarga possuem o objetivo de conferir maior segurança e praticidade no transporte, armazenamento e carregamento dos Chromebooks.
Estes equipamentos são muito simples, pois seu sistema de carga inteligente dispensa alterações na estrutura do ambiente e ajusta a distribuição de eletricidade de acordo com o número de aparelhos conectados a eles!
Possui ainda um Sistema Inteligente de Gerenciamento de energia com 3 modos de operação: Contínuo, Modo Timer e Modo Cíclico (looping)!
Dimensões 850mm x 1022mm x 550mm (LxAxP).
2020 - Atualmente
O projeto de leitura e escrita intitulado “Leitura em REDE” tem a pretensão de contribuir para a formação de alunos leitores, críticos e participativos, capazes de interagirem em sua realidade na condição de cidadãos conscientes.
A partir do ano de 2020, as unidades de ensino da Rede Municipal de Educação de Brusque que ofertam o Ensino Fundamental passaram a contar com um Monitor para a Sala de Leitura e Escrita. Os monitores são responsáveis pela organização dos espaços e pela elaboração do Plano de Ação das atividades relacionadas à leitura e à escrita. O trabalho é realizado sob a orientação dos Coordenadores Pedagógicos e Professores.
Cada escola tem autonomia para desenvolver suas próprias atividades. As atividades realizadas são diversificadas e alguns dos trabalhos desenvolvidos nas escolas da rede foram selecionados para serem aplicados em um projeto para todas as unidades de ensino da Rede Municipal de Ensino de Brusque.
A implementação desse projeto busca favorecer significativamente o processo ensino-aprendizagem, visto que propõe a colaboração para o estímulo da leitura e escrita e, consequentemente, melhorar o desempenho dos alunos em outros Componentes Curriculares, já que a leitura está inserida em todo o processo de ensino e no dia a dia dos educandos.
O projeto prevê atividades a serem desenvolvidas durante todo o ano letivo, atividades específicas para cada um dos trimestres e formação para Monitores de Salas de Leitura e Escrita.
Objetivos do projeto:
- Despertar e incentivar o interesse pela leitura e escrita;
- Facilitar o acesso do aluno a diferentes obras literárias de variados autores, buscando sempre ampliar seus conhecimentos e suas capacidades criativas;
- Aproximar o aluno do universo escrito e suas diversas manifestações;
- Enriquecer o vocabulário;
- Contribuir para a formação de leitores autônomos;
- Capacitar os Coordenadores e Monitores das Salas de Leitura;
- Sugerir ações envolvendo leitura e escrita para serem desenvolvidas nas escolas.
2023 - Atualmente
O projeto Magicubo teve seu lançamento oficial em junho de 2023 na E.E.F Augusta Dutra de Souza, porém sua história começa antes disso. A ideia de trabalhar com o cubo mágico surgiu em sala de aula, na qual a professora de Matemática o apresentou como forma de mostrar que todo o problema tem solução. Em seguida o projeto se espalhou para toda a escola e finalmente no segundo semestre de 2023, foi ampliado para toda a rede municipal.
O MagiCubo possuí três eixos principais:
Eixo esportivo
Neste eixo os estudantes tem seu espírito de competitividade estimulado. Uma das estratégias utilizadas para isso é a realização de pequenas competições nas Unidades Escolares. Durante o evento da Edutech - Mostra de Educação, Tecnologia, Inovação e Ciências acontece a Copa MagiCubo, na qual os estudantes da rede municipal disputam entre sí quem faz o menor tempo na resolução do cubo mágico.
Atendimento Educacional Especializado
Eixo direcionado à crianças que recebem Atendimento Educacional Especializado, com foco no desenvolvimento da aprendizagem utilizando a tecnologia como aliada daqueles que tem alguma dificuldade motora.
Uso do cubo mágico em sala de aula
O último eixo e não menos importante permite aos professores a utilização do cubo mágico de forma multidisciplinar, auxiliando nas mais diversas atividades escolares e melhorando o rendimento dos estudantes.
2022 - Atualmente
O software essencialmente concebida para estudantes entre os 8 e os 18 anos de idade. Relacionadas com história, tecnologia, física, matemática e artes visuais, as cenas educacionais interativas irão transformar a aprendizagem numa aventura. Estas cenas 3D encontram-se disponíveis em vários idiomas, o que também proporciona uma excelente oportunidade para aprender e praticar línguas estrangeiras.
As cenas 3D interativas podem ser rodadas, ampliadas ou visualizadas a partir de ângulos pré-definidos. Com as visualizações pré-definidas, o utilizador pode facilmente navegar por cenas complexas. A maioria das cenas 3D incluem narrações e animações incorporadas, contendo também legendas e divertidos exercícios animados. Algumas das cenas 3D têm o modo de passeio, permitindo que o utilizador explore ele próprio a cena, com recurso ao joystick virtual.
2018 - Atualmente
Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Educação de Brusque, o projeto Nossa Escola Nossa Lar visava unicamente o plantio de hortaliças e melhorias nas escolas. Agora, tem como foco desenvolver as atividades voltadas à ambientalização e cuidados com o espaço escolar. O projeto tem a proposta de trabalhar com a horta escolar, plantio de árvores frutíferas, construção de composteira, revitalização dos arredores, jardinagem, orquidário, pequenos animais, projetos de sustentabilidade e preservação ambiental. Os projetos ocorrem em sua maioria nas escolas de campo, mas também são difundidos em quase todas as unidades da rede pública municipal de ensino.
O projeto conta com algumas frentes:
Horta na Escola
A implantação de hortas oferece várias vantagens à comunidade escolar, como a abordagem de temas relacionados ao contexto socioambiental, econômico e alimentar, além de desenvolver atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável e a educação ambiental através da construção de uma horta orgânica, quer seja no solo ou na forma de hidroponia, aquaponia, suspensas em garrafas pets ou caixotes.
A horta proporcionará melhorias no processo de ensino-aprendizagem em face de maior interatividade e participação dos estudantes, assim como também contribui na reeducação alimentar dos mesmos, promovendo mudanças em hábitos alimentares mais saudáveis e melhorias na paisagem do ambiente escolar.
Pomar na Escola
Utilizar o pomar com a finalidade educativa e diversificação de método para transmitir e adquirir conhecimentos, ressaltando as atividades práticas e as experiências pessoais de forma interdisciplinar são alguns dos objetivos de trabalhar esta prática com os educandos.
No paisagismo pode utilizar–se de espécies frutíferas, para que os pomares não sejam concebidos apenas para o efeito vegetativo, mas viabilizando a produção de alimentos para a comunidade do seu entorno e viabilizando um paisagismo conceitual.
Composteira
O objetivo da composteira é transformar o material orgânico em húmus, concentrando de forma equilibrada nutrientes para as plantas.
Quando se aplica o composto orgânico no solo, possibilita-se a criação de microorganismos poderosos que irão fornecer, na quantidade certa e constante, todos os nutrientes que as plantas necessitam.
Reaproveitamento do óleo de cozinha para fabricação de sabão caseiro
O óleo vegetal é um dos principais itens utilizados na cozinha para preparação dos alimentos. O brasileiro consome para esse fim, em média, 20 litros do produto por ano. Muitas vezes, entretanto, esse óleo não recebe uma destinação correta após o uso, contribuindo para impactos indesejáveis ao meio ambiente.
Jardinagem
A jardinagem na escola se torna um importante mecanismo educativo para o trabalho em grupo, para a disseminação de conceitos de democracia, ecologia, o fazer sustentável, preservação da limpeza dentre outros temas, e ainda, para manter os alunos conectados com o fazer da escola um lugar bonito e organizado, perfumado e colorido.
Através do desenvolvimento desse projeto o ambiente escolar ganha mais vida e outra visão do fazer pedagógico, principalmente com os temas: trabalho em equipe, educação ambiental e preservação do meio ambiente.
A proposta é demonstrar aos alunos que manter a escola repleta de flores e plantas bem conduzidas e regadas, organizadas e cuidadas é também uma forma de preservar a escola, preservar a harmonia do ambiente e o companheirismo no fazer a jardinagem em grupo com os demais colegas.
2022 - 2024
A Pruvo é um sistema de gestão de provas online com o intuito facilitar a aplicação, correção e gerenciamento de provas, buscando assim aprimorar cada vez mais esse sistema dentro da instituição.
Além de ser a única ferramenta com integração oficial com o Google for Education, a plataforma ainda conta com banco de questões, com questões do ENEM, SAEB, entre outras avaliações nacionais, bem como a possibilidade de criação de um banco de questões interno da rede. Outro grande diferencial é a agilidade que o sistema traz na correção de provas online. O sistema o faz de forma totalmente automatizada e sem demoras, trazendo assim um grande ganho em termos de tempo.
O sistema possui um sistema total de acompanhamento do dados do estudante dentro do ambiente escolar, de forma totalmente personalizada
2022 - 2022
RoboGarden é um aplicativo educacional de fácil compreensão onde os alunos aprendem de maneira ativa. Totalmente preparado para ensinar codificação do zero, RoboGarden diminui a necessidade de um professor experiente em tecnologia.
RoboGarden ensina diferentes conceitos de codificação, valores morais e aumenta o conhecimento nas áreas STEAM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) através de um ambiente game-based que ajuda os alunos a se divertirem enquanto se educam para se tornar o próximo gênio da codificação.
2018 - Atualmente
A Robótica Educacional teve seu início em julho de 2018 com a formação de grupos de estudos no Centro Municipal de Inclusão Digital – CMID para desenvolver práticas pedagógicas e aprimorar os conhecimentos sobre a robótica voltada para educação e programação. Todo o processo é desde o início mediado pelo Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA Moodle.
Desde sua concepção, a Robótica Educacional tem por valores o uso de software e hardware livre, por este motivo foram adotados como ferramentas de trabalho o Scratch (linguagem de programação com uma interface visual simples que permite aos jovens criarem histórias, jogos e animações digitais), e o Arduino (plataforma programável de prototipagem eletrônica de placa única e hardware livre, que permite aos usuários criar objetos eletrônicos interativos e independentes).
Desses primeiros estudos surgiram as seguintes maquetes:
Cidade Inteligente
A maquete da Cidades Inteligente conta com um sistema automatizado de semáforos, iluminação pública, heliponto e letreiro eletrônico.
Fazenda Inteligente
Já a maquete da Fazenda Inteligente conta com um sistema automatizado para controle da umidade e irrigação, e uma estação meteorológica que capta os dados do ambiente, tais como umidade, pluviosidade, direção do vento e outros.
No primeiro semestre de 2019, as equipes do CMID e dos Monitores III (Informática) estudaram e trabalharam na montagem do conteúdo da primeira versão do documento “Proposta Pedagógica: educação mediada pelas tecnologias de comunicação digital”.
A Formação Continuada de julho de 2021 realizada 100% online devido à Pandemia de COVID-19 teve como tema central o Pensamento Computacional e a Robótica Educacional. Já em 2022 a Formação Continuada realizada de forma presencial, contou com 2 oficinas: Introdução ao Scratch e O Uso pedagógico da Estação Meteorológica. Essas formações foram de grade importância para incentivar e disseminar as boas práticas que a Robótica Educacional pode trazer ao dia-a-dia da sala de aula e ao desenvolvimento dos estudantes.
Ainda em 2021, a Secretaria de Educação recebeu uma doação de 50 kits de Arduino através da Lei Amigos da Escola. A doação foi realizada por 16 empresários da região.
LIREs
Com o objetivo de manter e aprimorar as técnicas formativas, no início de 2022 foram adquiridos pela Secretaria de Educação, dois furgões com as devidas adaptações para serem utilizados como Laboratório Itinerante de Robótica Educacional (LIRE). Em paralelo à aquisição, foram montadas duas equipes que atuam diretamente com os professores e alunos nas unidades escolares da rede municipal como multiplicadores de conhecimentos em pensamento computacional e em robótica.
Como resultado de todo o trabalho desenvolvido pelas equipes LIRE, professores e alunos das escolas municipais, em novembro de 2023 foi realizada a 1ª Edutech – Mostra de Educação, Tecnologia, Inovação e Ciências. A mostra tem como objetivo expor os projetos desenvolvidos durante todo o ano letivo.
Em 2024 a 2ª Edição da Edutech aconteceu em setembro na E.E.F. Nova Brasília, e contou com a inscrição de mais de 100 projetos. Em paralelo, houve a a disputa da Copa Magicubo, com 125 competidores distribuídos em 7 categorias.
2010 - Atualmente
O Programa Saúde na Escola (PSE) visa à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O objetivo é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.
É um processo de pactuação e compromissos a serem firmados entre os secretários municipais de saúde e educação com os Ministérios da Saúde e da Educação. O PSE se dá com a interação dessas Equipes de Saúde da Atenção Básica com as Equipes de educação, no planejamento, execução e monitoramento de ações de prevenção, promoção e avaliação das condições de saúde dos educandos.
No município de Brusque o Programa Saúde na Escola (PSE) iniciou suas atividades em meados de 2010, sendo reformulado em 2014, a partir da criação do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTI-M), o qual era responsável pela gestão do Programa na esfera municipal. O grupo reunia-se uma vez ao mês para discutir temas inerentes ao PSE, quanto a planejamento e programação de ações, cronograma, avaliando resultados alcançado dos temas desenvolvidos e atividades propostas, redefinindo as prioridades a serem contempladas nas ações, em busca de educação e saúde integral aos educandos, sendo atualmente reformulado em decorrência de nova legislação.
A nova Portaria nº 1.055, de 24/04/2017, redefine as regras e critérios para adesão ao PSE e traz como principais pontos de mudança do Programa: O ciclo do PSE passa a ter duração de 24 (vinte e quatro) meses, com abertura para ajustes das informações e do Termo de Compromisso após 12 (doze) meses do início da vigência. No período de ajustes, poderão ser realizadas ações de exclusão e substituição de escolas já pactuadas.
Quanto as atividades desenvolvidas no município de Brusque, estas seguem a proposta do programa, os temas a serem discutidos pelo PSE já são determinados pelo ministério da saúde em cada pactuação e são desenvolvidos dentro do prazo de 24 meses, os articuladores da educação e da saúde agendam as atividades nas escolas e desenvolvem em conjunto, entre os temas estão:
- Acompanhamento da situação vacinal, saúde bucal, saúde ocular, saúde auditiva;
- Identificação de possíveis sinais de doença em eliminação, segurança alimentar e promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
- Promoção da cultura de paz e direitos humanos, atividades relacionadas à saúde sexual, reprodutiva e DST/AIDS;
- Ações de prevenção ao uso de drogas, prevenção de acidentes e violências, práticas corporais e atividade física;
- Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.
Os registros das informações sobre as atividades realizadas no PSE deverão ser efetuados, unicamente, pela equipe de saúde que desenvolveu a atividade na escola no sistema de informação da Atenção Básica em Saúde – e-SUS AB.
2023 - Atualmente
A Tecnolokid é especializado no ensino STEAM para crianças do ensino fundamental, alinhado com a BNCC, PNED, ODS e com os padrões internacionais de educação tecnológica. Na Tecnolokid, crianças a partir de 6 anos aprendem com foco na aprendizagem de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade, podendo ser online ou híbrido. A inovação está em nossa abordagem pedagógica inovadora, onde foi desenvolvida uma plataforma de aprendizagem individualizada repleta de desenhos animados autorais, jogos educativos, exercícios e projetos práticos, e-books interativos em um ambiente gamificado e divertido.
O professor ainda com planos de aula completos, didáticos, instrucionais e com os respectivos códigos da BNCC em todas as 32 aulas por ano letivo.
O professor ainda com planos de aula completos, didáticos, instrucionais e com os respectivos códigos da BNCC em todas as 32 aulas por ano letivo.