Brusque
19 C
nublado
Brusque
humidity: 98%
wind: 1 m/s SW
H21 • L19
Tue
20 C
Wed
25 C
Thu
22 C
Fri
20 C
Sat
20 C
HomePROJETO ESCOLAS NO MUSEU: COMPARTILHANDO MEMÓRIAS RESSIGNIFICANDO HISTÓRIAS

O Projeto Escolas no Museu: Compartilhando Memórias Ressignificando Histórias, visa compartilhar memórias por meio de visitas guiadas ao Museu Arquidiocesano Dom Joaquim  e  ao Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim. Os professores das turmas participantes deste projeto farão uma visita guiada para aprofundar-se na história de Brusque e, desta forma, estar mais preparado para poder passar aos alunos informações sobre as visitas. Participarão do Projeto os alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental, pertencentes à Rede Municipal  de Educação de Brusque. Os estudantes participantes do Projeto serão  acompanhados pelos professores regentes da turma, que serão os  responsáveis por compartilhar todas as memórias, as visitas serão mediadas por dois  professores  habilitados em História, um em cada instituição museal, preparados para receber nossos alunos. O transporte será fornecido e agendado pela Secretaria Municipal de Educação. O lanche deverá ser coletivo e organizado pelas escolas.

O Projeto prevê a participação de dois grupos distintos de estudantes da Rede Municipal: as turmas do 4º ano do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais e as turmas do 9º ano dos Ensino Fundamental dos Anos Finais. Para cada turma haverá uma ação distinta, visto que o formato das visitas é diferenciado para cada um dos anos acima elencados.  

Para os 4º anos, os trabalhos iniciarão com uma capacitação na Plataforma Moodle para  os professores regentes das turmas que farão parte das atividades. O Curso no Moodle apresentará a História do Município de Brusque  e dos museus que fazem parte do projeto. Também contará com orientações sobre  as visitas nos museus com os alunos.

Para as turmas dos Anos Finais, haverá uma capacitação junto aos professores que atuam junto a estes alunos. Esta capacitação focará na interdisciplinaridade 

Terminada a capacitação dos professores, terão  início as visitas aos museus das turmas dos 4º anos da Rede Municipal de Ensino de Brusque.

O professor regente da turma será o  responsável por acompanhar os alunos nas visitas aos Museu Arquidiocesano Dom Joaquim e  Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim. No caso do Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, estão programadas duas visitas por turma. Estas visitas serão guiadas por um professor que atuará como guia, que receberá as turmas, apresentará uma introdução sobre o que será visto durante o tempo que estiverem no museu para então fazer a visitação propriamente dita.

As atividades do projeto serão desenvolvidas com foco nas habilidades, EF04HI02 (Identificar mudanças e permanências ao longo do tempo, discutindo os sentidos dos grandes marcos da história da humanidade – nomadismo, desenvolvimento da agricultura e do pastoreio, criação da indústria, etc), EF04HI03 (Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente), EF04HI05 (Relacionar os processos de ocupação do campo a intervenções na natureza, avaliando os resultados dessas intervenções), EF04HI06 (Identificar as transformações ocorridas nos processos de deslocamento das pessoas e mercadorias, analisando as formas de adaptação ou marginalização), EF04HI09 (Identificar as motivações dos processos migratórios em diferentes tempos e espaços e avaliar o papel desempenhado pela migração nas regiões de destino), EF04HI10 (Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira) e EF04HI11 Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração, interna e internacional) que fazem da Proposta Pedagógica da Rede Municipal das turmas participantes.

Para as turmas do 9º ano haverá visita ao Museu Arquidiocesano Dom Joaquim, que acontecerá entre o segundo e o terceiro trimestre. Estas visitas serão guiadas por um professor da própria unidade escolar a qual a turma pertence. Para que estes educadores tenham o conhecimento sobre o acervo do museu, haverá uma capacitação voltada para este fim, inicialmente com os professores assessores de todos os componentes curriculares, seguida de uma capacitação presencial nas dependências do museu, em que os professores poderão conhecer o acervo, suas histórias e, desta forma, estarão aptos a fazer a visitação guiada com suas turmas.