Notícia do dia
No dia 11 de março de 2021, a E.E.F. Dr. Carlos Moritz instalou, nas árvores da escola, um tipo diferente de gaiolas: as “Gaiolas da Liberdade”. A ideia do projeto surgiu durante as aulas remotas de Ciências, da professora Pâmela, em agosto de 2020, a partir de uma sequência didática trabalhada em comemoração ao aniversário de Brusque. Nas atividades planejadas pela professora, foi estudado a Saíra Militar, a ave símbolo do nosso município.
O assunto, mesmo à distância na época, deixou os alunos do 3º ano empolgados ao registrarem diversos bandos de Saíra Militar nas proximidades das suas casas. Eles fizeram registros em fotos e vídeos, que foram enviados à professora. Na ocasião, foram discutidos diversos hábitos e características das Saíras como: a alimentação, suas cores vibrantes, a diferença entre o macho e a fêmea e até mesmo o canto tímido do pássaro. Discutiu-se o fato de que, devido a sua beleza, muitas pessoas querem prendê-las em gaiolas. Devido a isso, foi proposto aos alunos a construção de gaiolas abertas que serviriam como jardins e tratadouros para os pássaros. Os alunos, que logo aceitaram a ideia, trouxeram gaiolas para a escola. Com o retorno das aulas presenciais, agora em 2021, a atividade pôde ser finalizada por eles mesmos, que agora estão no 4º ano.
As gaiolas foram abertas e decoradas pelos alunos com plantas, madeiras e pedras, tornando-as verdadeiros jardins abertos para a visita das aves.
Essa atividade faz parte das ações do projeto da escola sobre o Despertar Ambiental e a necessidade de nos conscientizarmos sobre a importância das aves para a dispersão de sementes e dos insetos para a polinização, assim como a necessidade urgente de cuidarmos e respeitarmos o meio ambiente.
Com as gaiolas abertas, os pássaros serão alimentados e a comunidade escolar da E.E.F. Dr. Carlos Moritz terá a oportunidade de observá-los e admirar a beleza da nossa natureza, sem a necessidade de prender os pássaros. A manutenção das gaiolas e da alimentação ficará por conta dos alunos do Pré, que já foram orientados pelas professoras e diariamente acompanharão o espaço e colocarão frutas e sementes.
Saíra Militar
Mede entre 10 e 13 centímetros de comprimento e pesa entre 16 e 21 gramas.
Apresenta a evidente faixa vermelho vivo ao redor do pescoço e coroa azul metálico no alto da cabeça. Nas fêmeas a faixa vermelha é mais apagada, tendendo à tonalidade canela. Corpo em tonalidade verde uniforme, com dorso negro e faixa amarela sobre as penas verdes das asas. As aves das populações do Sul do Brasil, tendem a apresentar tamanho corporal acima da média de 11 centímetros de comprimento. Por sua vez, as saíras-militares do Nordeste são menores, com tamanho abaixo da média padrão.
Fonte: Wikiaves





